GM lança Corsa 1.8 com motor “Flexpower” 2004

Na última quarta-feira (25/6), a General Motors do Brasil apresentou à imprensa especializada de todo o País, o Corsa 1.8 Flexpower 2004, o primeiro modelo multicombustível da linha Chevrolet.

A escolha do Corsa 1.8 para o lançamento do Flexpower foi feita porque este motor agrega ao veículo mais esportividade, jovialidade, dinamismo e modernidade. A segunda geração do Corsa foi lançada em março de 2002, com várias inovações como o motor 1.0 litro “VHC” 8V, que estabeleceu novos patamares de torque e potência na sua categoria.

Motor multicombustível

A linha 2004 do Chevrolet Corsa 1.8 conta agora com uma nova motorização, o Flexpower, equipada com o sistema eletrônico MultiFuel(, desenvolvido pela Delphi em parceria com a Powertrain para a General Motors.

A nova motorização é baseada na consagrada família I, com 1.8 litro, potência máxima varia de 109 cavalos com o uso exclusivo do álcool a 105 cavalos com gasolina, ambos a 5.400 rpm. O torque é de 18,2 kgfm com o álcool e de 17,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão passou para 10,5:1. O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.

Como funciona?

Após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica que o seu conteúdo foi alterado. Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM -Engine Control Module) que está monitorando o sistema entra em modo de reconhecimento.

Durante a queima da nova mistura, um sinal do sensor de oxigênio (sonda lambda) é enviado para o ECM que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. Com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente. A Delphi, em parceria com a Powertrain, foi responsável pela criação do sistema MultiFuel( desenvolvido para a General Motors e que equipa o Corsa 1.8 Flexpower.

Design moderno

O desenho do Corsa está em perfeita sintonia com o que há de mais moderno no mundo do “design” e foi feito em grande parte no Brasil. A frente possui desenho mais agressivo que a versão européia. Na traseira do modelo “hatchback” o grande destaque fica por conta das lanternas verticais. Já o modelo sedã, totalmente desenvolvido pelo Centro de Design da GM do Brasil, possui uma traseira com um visual em total harmonia, com destaque para as marcantes lanternas elípticas.

O visual interno do Corsa enfatiza a sensação de um “cockpit”, reforçado com os desenhos do painel de instrumentos, console central e volante de direção. O “design” do painel valoriza o acabamento, com os instrumentos posicionados para permitir leitura perfeita. Nele destacam-se o velocímetro e o tacômetro (conta-giros). Os bancos são revestidos com tecido de padronagem “Fonda” e “Lee Uni” que transmitem excelente sensação ao tato.

Desempenho e economia

O Corsa 1.8 Flexpower 2004 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s4. Já quando se passa para a gasolina a velocidade máxima fica em 182 km/h com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6, segundo a montadora.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem. Utilizando apenas gasolina o Corsa 1.8 Flexpower percorre 11,0 km/l na cidade, 16,3 km/l na estrada com uma média de 13,4 km/l. A autonomia chega a 717 km. Quando abastecido com álcool o Corsa percorre 7,6 km/l na cidade, 11,0 km/l na estrada, fazendo uma média de 9,1 km/l. A autonomia é de 484 km. (BN)

Voltar ao topo