GM apresenta Meriva 2009 1.4 Econo.Flex Maxx

Preocupada com a chegada da nova geração do Honda Fit, modelo que detém 33% de participação do segmento de monovolumes, com as vendas do Fiat Idea, a GM do Brasil definiu nova estratégia para alavancar as vendas do Meriva.

A receita foi mexer pouco no visual do veículo e acrescentar nova opção de motorização: o 1.4 Econo.Flex, com transmissão manual, que equipa modelos como Prisma e Celta com grande sucesso.

Mas pouca coisa mudou no design externo do Meriva 2009. Quem olhar atententamente, perceberá que o monovolume ganhou nova grade frontal, dividida por uma barra na cor da carroceria, com a gravatinha dourada ao centro, seguindo o novo padrão dos modelos da marca.

E sua traseira recebeu barra cromada abaixo da tampa do porta-malas, novo posicionamento dos emblemas e lanternas escurecidas.

Internamente no Meriva, tudo ou quase tudo permanece igual. O painel de instrumentos tem novo grafismo e algumas versões receberam novas opções de revestimentos dos bancos. O monovolume continua espaçoso, graças aos 2,63 metros de entreeixos, 4,04 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,62 m de altura, e traz bom acabamento interno.

De série o Meriva Maxx vem com ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, tomada de força no console central, vidros e travas elétricos, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, antena eletrônica de teto, fiação completa para o sistema de som, protetor de cárter, controle elétrico dos retrovisores, regulagem elétrica da altura dos faróis e rodas em alumínio de 15 polegadas entre outros.

O motor 1.4 Econo.Flex do Meriva Maxx é capaz de gerar 105 cavalos de potência a 6.000 rpm com álcool e 99 cv no mesmo regime de rotação com uso da gasolina.

Seu torque é de 13,2 kgfm (G) e 13,4 kgfm (A) a 2.800 rpm. O consumo estimado do novo modelo em trechos urbanos é de 11,5 km/l com gasolina e 8 km/l com álcool, enquanto na estrada pode fazer 14,7 km/l e 10,4 km/l, respectivamente.

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, mesmo em trechos de estrada, o motor 1.4 não decepcionou.

Estável e com boas trocas de marchas, o monovolume andou bem a uma velocidade média de 120 km/h, em quinta marcha com rotação próxima de 3.500 giros.

Em algumas ultrapassagens, exigiu apenas a troca da quinta para a quarta marcha, quando o ponteiro do conta-giros subia para 4.500 rpm.

Em trechos de subida de serra, foi preciso dar fôlego ao motor com trocas para segunda ou terceira marcha. O que achamos normal para um motor 1.4 flex.

Quando solicitados, os freios ABS do Meriva Maxx responderam satisfatóriamente.

A versão também sai de série com destravamento automático das portas em caso de acidente e sistema de alarme anti-furto com ultrassom. Meriva Maxx é uma minivan prática e econômica. (BN)

Ficha técnica

Motor 1.4 Econo.Flex, 8 válvulas, dianteiro, 4 cilindros em linha, bicombustível
Cilindrada 1.389 cm³
Potência 99 cv (G) e 105 cv (A) a 6.000 rpm
Torque 13,2 kgfm (G) e 13,4 kgfm (A) a 2.800 rpm
Câmbio Manual de cinco marchas
Comprimento 4,04 m
Largura 1,94 m
Altura 1,62 m
Entre-eixo 2,63 m
Porta-malas 390 e 1.600 litros com
bancos rebatidos
Peso 1.225 kg
Suspensão Independente tipo McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra de torção ligada à haste tensora,
na dianteira, e semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos, na traseira.
Freios Discos ventilados dianteiros e tambor traseiro
Tanque 52,5 litros de combustível (álcool/gasolina),
Preço sugerido R$ 47.790,00