Lançado em 2008 no Japão, o Suzuki Gemma é um “scooter” que se diferencia pelo estilo alongado e mais plano (flat), requinte e conforto.

Primeiramente o Gemma 250 foi exibido pela Suzuki (ainda como conceito) no quadragésimo Tokio Motor Show em 2007.

A designação “full flat” vem do desejo da Suzuki em apresentar um “scooter” que tivesse uma unidade entre o assento para o piloto e para o carona, a fim de aproximá-los e, ainda, tentar proporcionar mais conforto ao rodar. O “scooter” da Suzuki é bem comprido em relação à média da categoria, com 2.280 mm. Sua largura é de 1.085 mm.

Pelo seu estilo “flat”, o Gemma 250 tem reduzida altura do assento ao solo, tanto para o piloto, de apenas 660 mm, quanto para o acompanhante, 705 mm. Seu peso (seco) não é tão reduzido, sendo de 210 Kg.

Equipado com motor monocilíndrico refrigerado à água com comando DOHC de 250 cilindradas capaz de gerar a potência máxima de 22 HP a 7.500 rpm, o Gemma tem bastante força e torque de 2,2 Kgfm com somente 5.500 rpm.

Seu tanque de combustível é de bom tamanho, com capacidade para 12 litros de combustível, lhe proporcionando grande autonomia, de mais de 400 Km. O câmbio é do tipo CVT.

Sua roda dianteira é de 14 polegadas com pneu 120/80 e a traseira é de 13 polegadas com pneu 150/70. Detalhe útil e curioso é o porta-capacete instalado na coluna central à frente do banco.

O “scooter” Gemma 250 da Suzuki é comercializado nas cores dourado, branco, cinza champagne, preto e na nova cor vermelho por preço sugerido de aproximadamente 6.600 dólares.