Garanta a segurança de sua viagem

garantaseguraca310108.jpgSabemos da importância de checar o carro periodicamente, seja ele novo ou seminovo, popular ou de luxo. Na hora de viajar, esse cuidado é ainda mais relevante. Níveis de óleo, água, suspensão, equipamentos de segurança, extintor, macaco, estepe, embreagem, freios. Tudo tem que ser verificado. Principalmente se vai viajar durante o Carnaval.

O carro não avisa quando terá problemas. Sua revisão geral feita periodicamente é a única garantia de sua sobrevida. Por isso, a consciência do motorista é decisiva para um bom funcionamento do veículo. E isso independe do modelo do carro. Um carro sem revisão está vulnerável e suscetível a diversos problemas de ordem mecânica.

É bom lembrar que, economicamente, a revisão pode sair mais barata que o conserto, sem falar que preserva a vida do motorista e de seus passageiros. Mesmo que o carro seja luxuoso, ele também precisa de revisões e de ajustes. Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais: calibrar todos os pneus, inclusive o estepe. Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário.

Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.

 Checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes. Como o motor é muito demandado em uma longa viagem, deve-se conferir o radiador, para checar se o nível da água está de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade em viagens.

Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para viajar com tranqüilidade. A suspensão também pode ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se não estiver em ordem.

É muito importante também verificar o nível do óleo no motor. Sob condições demandantes, como uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões. Em condições extremas, o motor chega a fundir.

E não esqueça da documentação do carro, carteira de habilitação e seus documentos pessoais. Portanto, aproveite os dias que antecedem o Carnaval, e verifique as condições do seu carro para ter uma boa viagem!

Voltar ao topo