O Fusion foi desenhado, desenvolvido e testado para produção em ambiente digital, utilizando a nova plataforma CD3 da Ford. É um três volumes de perfil atlético, marcado pela frente longa, traseira curta e linha de cintura alta, que exibe proporções perfeitas, realçadas por detalhes sofisticados. A grade dianteira cromada com três grossas barras horizontais é um deles. Seus faróis de forma trapezoidal com células independentes estão em harmonia com o exterior do veículo.
As lanternas são rematadas por uma moldura cromada que se harmoniza com a régua aplicada na tampa do porta-malas, realçando a linha de cintura alta. O porta-malas de 530 litros tem ótimo acesso. Com o banco traseiro (bipartido 60/40), rebatido pode acomodar objetos mais longos.
O interior requintado do veículo é todo em preto, incluindo os bancos de couro com pespontos contrastantes de cor prata. Os quatro mostradores redondos do painel têm contorno da mesma cor. À noite, os ponteiros vermelhos, iluminados por "leds", proporcionam excelente leitura e também belo efeito visual. O computador de bordo inclui dois hodômetros parciais e bússola, além de indicar a velocidade média, o consumo (km/l) e a autonomia do veículo em quilômetros.
Segundo a Ford o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Seu consumo médio é de 9,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, segundo medições feitas pela Ford no Campo de Provas em Tatuí, SP. O Fusion é um carro que se impõe pelo tamanho, pela beleza e pelo "status". (BN)