Trata-se do primeiro Ford voltado para o Velho Continente a incorporar o novo conceito estilístico da marca ?design em movimento?. Ele ficará posicionado entre o Galaxy e o Mondeo. A dianteira do S-Max conta com grade do radiador pequena, faróis com desenho robusto e pára-choque que incorpora faróis de neblina e a entrada de ar larga.
A primeira seção do capô é baixa, característica que visa deixar a minivan com toque de esportividade. Suas linhas seguem as do teto, característica comum aos veículos do segmento. A Ford oferece, como opcional para o S-Max, teto solar panorâmico. O veículo conta com 4,76 metros de comprimento, 1,85 m de largura e altura de 1,60 metros.
A lista de itens de entretenimento inclui rádio com CD e, como opcional, há também um novo sistema de ar-condicionado eletrônico, que oferece três diferentes zonas de temperatura: uma para o motorista, outra para o passageiro dianteiro e a terceira para os ocupantes da segunda fileira.
Entre os equipamentos de segurança passivos estão o sistema eletrônico de estabilidade (ESP), ?airbags? e monitoramento da pressão dos pneus. Tem também sistema para facilitar o arranque em rampa. O S-Max será fabricado na planta belga de Genk, junto com o Galaxy e o Mondeo.