Ford lança sistema de rastreamento

A Ford Caminhões lança um novo sistema de rastreamento e telemetria, desenvolvido especialmente para caminhões. Projetado em parceria com a Autotrac, empresa líder no mercado de monitoramento, o FordTrac é uma das novidades da Ford na Fenatran, maior feira de veículos comerciais da América Latina, que acontece até 28 de outubro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O sistema traz ferramentas avançadas para que o transportador faça o monitoramento em tempo real e possa gerenciar sua frota à distância. O FordTrac combina funções de telemetria, logística e segurança, que representam muitas vantagens operacionais. O uso da telemetria é uma inovação nos caminhões Ford. Permite registrar de forma remota as principais informações sobre a utilização e o desempenho do veículo, como velocidade, rotação do motor, e distância percorrida. Ou seja, dados importantes para gerenciar a operação e buscar redução dos custos de combustível e manutenção, incluindo pneus e peças de reposição.

No aspecto de segurança, há uma redução dos riscos para o transportador. O sistema é dotado de diversos dispositivos que inibem o furto da carga e do veículo. Se o caminhão sai da rota planejada, por exemplo, um sinal de alerta é imediatamente disparado para a central de monitoramento. O sistema FordTrac oferece vantagens em comparação com outros produtos disponíveis no mercado. Dispõe de mais tecnologia e tem eficiência, segurança e garantia. Nos sistemas convencionais, o bloqueio é realizado de forma física, através de relés, fusíveis ou corte de energia, com parada abrupta do motor.

De acordo com a montadora americana, o FordTrac  usa a troca de mensagens criptografadas entre os módulos eletrônicos do caminhão. Ele faz o bloqueio pelo despotenciamento do motor, com maior segurança, e também é menos suscetível a intervenções. Todo o sistema funciona integrado aos módulos eletrônicos do veículo. Assim, a leitura de dados é feita diretamente do módulo do motor, sem a necessidade de instalação de sensores adicionais. A paridade entre módulos evita o desbloqueio do caminhão através da substituição de um dos módulos. Uma luz no painel indica quando a função de bloqueio é ativada.

Voltar ao topo