Ford Ka – Nova geração

fordaka01201207.jpgContrariando estratégias adotadas por ela mesma e por concorrentes de apresentar veículos à imprensa em locais turísticos, como Costa do Sauípe (BA), Foz do Iguaçu (PR), Camboriú (SC) e Manaus (AM), a Ford Brasil decidiu fazer o lançamento do Ka na própria fábrica. Entre os convidados esteve presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Ford apresentou o novo Ford Ka para a imprensa especializada na última sexta-feira (14/12), em São Paulo. O novo Ka é totalmente diferente da versão vendida atualmente, principalmente na parte traseira, agora mais alta e mais quadrada, com o vidro curvo avançando pela lateral da carroceria. Está muito mais moderno.

Por fora, o Ka nacional ficou mais moderno. O conjunto óptico adotou o mesmo formato utilizado pelo Fiesta produzido em Camaçari, na Bahia. Destaque para as lanternas que, apesar de simples, receberam um belo ?design?. Com essas mudanças na parte traseira, o porta-malas ficou maior – 263 litros – e há mais espaço para os ocupantes do banco traseiro. Diferente do Ka anterior, o novo acomoda até cinco pessoas.

fordaka02201207.jpgSua parte interna também recebeu atenção especial da engenharia e estilistas. O painel de instrumentos, por exemplo, é totalmente novo e recebeu toques esportivos. Todos os instrumentos são de fácil visualização. O volante do Ka é parecido com o do Fiesta atual, assim como o painel. Mesmo a versão mais simples – 1.0 litro – conta com boa lista de equipamentos de série como pára-choques pintados na cor do carro, travas elétricas, controle remoto para abertura do porta-malas e das portas, alarme volumétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas pelo botão no painel. O novo Ka será vendido, por enquanto, apenas com duas portas.

O consumidor poderá optar entre duas motorizações: 1.0 e 1.6 litro, ambos Rocam. A versão 1.0 desenvolve potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool e torque máximo de 12,8 mkgf (gasolina) e 12,5 mkgf (álcool). Já o motor 1.6 gera 102 cavalos de potência máxima com gasolina e 110 cv com álcool e 9 mkgf (gasolina) e 8,6 mkgf (álcool) de torque máximo.

fordaka03201207.jpgSegundo a Ford, em ambos os motores, o torque é bastante acentuado, mesmo em baixas rotações, favorecendo a economia de combustível e a performance. O preço do novo Ka 1.0 litro parte de R$ 25.190,00. Com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos sobe para R$ 30.490,00. A versão básica do modelo equipada com propulsor 1.6 custa R$ 31.800,00, mas sai de fábrica com direção hidráulica. Com ar-condicionado sobe para R$ 34.425,00. Uma bela tacada da Ford e que deve agitar o segmento, que tem Celta, Gol e Palio Fire. Segundo a montadora, o novo Ka chegará às concessionárias da marca em fevereiro de 2008 e entrará no segmento para ser líder, porque oferecerá o melhor custo-benefício. A missão do novo Ka é resgatar e fortalecer a imagem da Ford no segmento popular. (BN)

Voltar ao topo