ja612.jpgO destaque do estande da Ford no Salão de Frankfurt será o Iosis, protótipo futurista que segue as linhas do SAV, modelo conceitual apresentado em março, na mostra de Genebra (Suíça). O salão alemão abre suas portas a partir desta quinta-feira. Segundo a marca norte-americana, o carro não é apenas um conceito, mas também a tendência de estilo dos futuros veículos da montadora no Velho Continente. Um automóvel consistente, agressivo e moderno. A afirmação é de Martin Smith, vice-presidente do departamento de Design da Ford Europa.

Tanto os faróis como as lanternas apresentam desenho agressivo. O grupo ótico é uma novidade: com linhas bem firmes e angulosas, ele flanqueia a grade do radiador (mescla de Ford Crown Victoria com Lincoln Town Car) e faz contraponto às entradas de ar triangulares inferiores (provenientes da ?pick-up? F-150), dispostas sobre o pára-choque. O contorno das caixas de roda dianteiras e traseiras, pouco modificadas, são provenientes do Mazda RX-8, assim como a ?idéia? de abolir a coluna B configuração que fez sucesso na Lincoln Continental nos anos 1960.

ja613.jpgO principal destaque do Iosis fica por conta das portas, que se abrem como asas de gaivota. O recurso foi muito aplaudido na edição 2003 do Salão de Frankfurt, com o superesportivo SLR McLaren, da Mercedes-Benz. Na dianteira, as entradas de ar cromadas, em forma de trapézio invertido, chamam a atenção. A grade do radiador também utiliza cromo como material principal.

A linha do teto rebaixada, que segue o traçado do porta-malas, dá ao Iosis aspecto de cupê. Na lateral, com desenho agressivo, os destaques são as rodas de 20 polegadas e a ausência de espelhos retrovisores. O recurso foi substituído por câmeras, instaladas na parte traseira. Seu interior combina refinamento, por meio da utilização de couro, com futurismo, com materiais de acabamento como alumínio e borracha.

Um dos destaques da cabine é o volante, finalizado em couro laranja e grafite. A alavanca do câmbio foi herdada dos modelos de competição do Campeonato Mundial de Rally. O modelo conceitual conta ainda com sistema de navegação controlado por meio de tela no painel central e câmeras. O console longo, que divide os assentos, também chama a atenção.

O contato com o solo acontece por intermédio de rodas aro 20 polegadas, em forma de estrela de cinco pontas, bem calçadas, claro.