Para a produção de um novo veículo global em São Bernardo do Campo, SP, a Ford anunciou um investimento de R$ 800 milhões. “Até 2015, 100% dos nossos carros serão globais”, declarou Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
A montadora informou que em 2012, irá lançar outros três novos produtos, também globais, abrangendo 15 versões. “Essa é mais uma etapa importante dentro do nosso plano One Ford”, disse Marcos de Oliveira.
No mês de novembro, a Ford havia anunciado um investimento de R$500 milhões na fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, onde são produzidos os motores Sigma, de alto rendimento. O investimento total da Ford é de R$4,5 bilhões no Brasil no período de 2011 a 2015.
Lançamentos
Em 2011, a Ford completou o lançamento do seu primeiro carro global, o New Fiesta, com a introdução da versão Hatch. O modelo acaba de conquistar dois prêmios na América do Sul: além de Carro do Ano, recebeu o Prêmio de Ouro em Segurança do Cesvi por ter alcançado a maior classificação entre os veículos de todos os segmentos, ambos na Argentina. No Brasil, o Fusion Hybrid, primeiro híbrido comercializado regularmente no mercado brasileiro, com tecnologia inovadora, também foi eleito “Carro Verde do Ano” pelos jornalistas especializados da Abiauto.
No mercado de caminhões, a Ford foi responsável pelo principal lançamento do ano: a linha Novo Cargo, uma geração de projeto global para caminhões médios e pesados, que apresentou de uma só vez 11 modelos, incluindo a opção de cabine leito. Em 2012, a linha também traz como novidade a motorização Euro 5. O investimento feito pela Ford na operação de caminhões é da ordem de R$455 milhões. Além dos produtos globais, a Ford renovou seu veículo de entrada, o Ford Ka, com “design” modernizado e a introdução da versão Sport.
Na linha de picapes, lançou a Ranger Sport, que reforçou sua proposta de estilo diferenciado com custo-benefício atraente. E agora, fecha o ano com mais um produto inovador, o Edge 2012, “crossover” de luxo que traz um padrão inédito de sofisticação e conectividade e introduz as versões com tração dianteira, de custo mais acessível. “Tivemos um ano de muito trabalho, de muita concorrência e competitividade. Mas em 2012, teremos grandes novidades que vão continuar a surpreender o mercado”, disse Marcos de Oliveira.


