Ford investe em pinturas coloridas

O New Fiesta, o Fusion e o New Edge, veículos mundiais da Ford, e as linhas de automóveis locais Ka, Fiesta RoCam e Focus trazem ao Brasil nova aposta de cores modernas e vibrantes, seguindo uma tendência.

Vermelho Magenta ou vermelho Bordeaux, azul Montecarlo, verde Coimbra e branco Ártico, por exemplo, são algumas das novas cores incorporadas no portfólio da linha de veículos Ford. Mesmo as clássicas, como o preto e o prata, foram renovadas com novas tecnologias que criam efeitos especiais.

“Foi-se o tempo em que o consumidor podia escolher um carro de qualquer cor – desde que fosse preto, como dizia a máxima popular atribuída a Henry Ford. Atualmente, com os veículos globais, as paletas de cores são montadas com a participação de todos os centros mundiais de “design” da Ford, incluindo o Brasil”, explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.

De acordo com Adilia, o acesso a uma nova gama de cores possibilita maiores opções aos clientes, sem impor uma mudança radical no seu “ranking” de preferências.

“As cores de impacto, vibrantes, são  marcantes e derivadas da moda atual. No Brasil, um país tropical, as cores estão na própria natureza o ano inteiro. Nos lugares onde isso não ocorre, os consumidores gostam também de quebrar a monotonia com carros de cores mais chamativas”, continua Adília.

A escolha da cor pode ser determinada por aspectos econômicos, climáticos ou de moda. “As cores tradicionais, como preto e prata, são ainda preferenciais, mas o importante é contar com uma variedade capaz de atender o gosto de todos os consumidores, em harmonia com a sua proposta de vida e a personalidade de cada veículo”, afirma a “designer”.

O prata e o preto ainda mantêm o primeiro lugar entre as cores mais vendidas, seguidas do vermelho. Uma mudança recente é o crescimento do branco na aceitação dos compradores, principalmente nas tonalidades perolizadas.

Entre os carros de luxo, como o Fusion, ela é a cor que mais tem avançado. Os pedidos do New Edge 2011 nos distribuidores confirmam também esse avanço do branco no segmento de luxo.

Na linha do Ka, surpreende o número de fãs do vermelho, cor que alcança o mesmo percentual de vendas da prata. Neste produto, o branco, o azul e o verde também têm boa aceitação. A mesma tendência se verifica na linha do Fiesta. No Focus, a novidade é o verde, que também conquistou espaço.

No EcoSport,  o avanço foi do dourado. Na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, uma das mais modernas do mundo, a pintura é feita com tintas à base de água, sem o uso de solventes químicos, um cuidado a mais para a preservação ambiental.

Voltar ao topo