Ford GT 2005, o supercarro do centenário

Como parte das comemorações de seu centenário, a Ford apresentou ao público, as três primeiras unidades do Ford GT 2005, sucessor do legendário esportivo que dominou as pistas de Le Mans em meados dos anos 60. O supercarro, exibido inicialmente como o conceito GT40 no Salão Internacional de Detroit, em 2002, foi um sucesso imediato. Apenas 45 dias depois, a Ford surpreendeu o mundo anunciando oficialmente o programa de lançamento comercial do carro, como modelo 2005.

O Ford GT original teve seu projeto supervisionado por ninguém menos que o presidente da companhia, Henry Ford II. Ele foi construído com o desafio de vencer no tradicional circuito de Le Mans, na França, e conseguiu. Conquistou os três primeiros lugares da prova, em 1966, e o primeiro lugar nos três anos seguintes. O novo Ford GT, ao contrário, é projetado para as ruas. Mas exigiu soluções de engenharia únicas para atender aos requisitos de “design” e desempenho. O motor V8 de 500 cv impulsiona o modelo a mais de 290 km/h.

Batizado de “Supercarro do Centenário”, o novo Ford GT 2005 honra o clássico. Ele foi escolhido como símbolo da transformação da Ford focada em produtos, que inclui também o lançamento do sedã Five Hundred, do “crossover” Freestyle e do novo Mustang em 2004, além do sedã médio Futura em 2005.

Tecnologias inovadoras

Elementos essenciais do carro original, como o perfil baixo de linhas musculosas e o motor V8 de montagem central, foram mantidos na nova interpretação do clássico. Mas as dimensões são diferentes: o novo carro é cerca de 45 centímetros mais longo e 10 centímetros mais alto, refinando os melhores conceitos do Ford GT. As linhas sutilmente acentuadas e os faróis com lâmpadas de descarga de alta intensidade lhe acrescentam um toque contemporâneo.

A frente longa é uma reminiscência dos carros de corrida dos anos 60. A linha acentuada do capô percorre toda a carroceria, integrando-se ao aerofólio em formato “rabo de pato”. O interior incorpora assentos ventilados e instrumentos de desenho igual ao original, com medidores analógicos e um grande conta-giros. As rodas dianteiras, de 18 polegadas, e traseiras, de 19 polegadas, definem as proporções aerodinâmicas do perfil.

As aberturas salientes à frente dos pára-lamas traseiros canalizam o ar para refrigeração do motor. O interior incorpora assentos ventilados e instrumentos de desenho igual ao original, com medidores analógicos e um grande conta-giros. O tanque de combustível tipo “navio na garrafa” e os painéis de portas em peça única são algumas das inovações. Os freios são acionados por “cálipers” de alumínio monobloco, com quatro pistões ventilados nas quatro rodas.

O motor Ford V8 5.4 L Supercharger – o maior V8 da família Ford -, todo de alumínio, com quatro válvulas por cilindro, é alimentado por um compressor Supercharger tipo rosca sem fim da Eaton e produz 500 cv de potência. A transmissão manual, de seis velocidades, é da marca Ricardo. Em 1960, a Ford criou o Ford GT para dominar a Ferrari no principal circuito mundial. O Ford GT mudou Le Mans e, hoje, novamente, representa uma nova era para a Ford.

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