Ford EcoSport chega ao mercado no mês de março

A Ford do Brasil já tem pronto o EcoSport jipe que tem espaço de monovolume, altura e performance de utilitário esportivo e preço de carro de passeio médio. O veículo deverá ser apresentado à imprensa especializada na próxima semana.

Fazer um utilitário esportivo para concorrer neste apertado segmento é uma ousadia e tanto. E é isso mesmo que a Ford está fazendo no Brasil, mais precisamente na cidade baiana de Camaçari. Esse utilitário esportivo, o EcoSport, que faz parte também do projeto Amazon, já está dando o que falar antes mesmo de seu lançamento.

Todo mundo quer saber se ele terá tração integral, se é mesmo um todo-terreno, se virá com preço competitivo, enfim, se realmente ele terá como desafiar os modelos que chegam às pencas ao País há pelo menos dois anos nessa ?febre dos utilitários? que tem tomado conta do Brasil e do mundo nos últimos anos.

Ele é um jipe com espaço de monovolume, conforto de carro de passeio, enfim, tem um pouco de tudo. O EcoSport quer competir no segmento dos SUV como também entrar no nicho de modelos como a Parati e Adventure, além de roubar espaço tanto dos SUV (TR4, Toyota RAV4, Sportage, Ignis e outros) quanto dos monovolumes, a exemplo do Meriva e do Scénic.

Isto porque o EcoSport tem muito espaço interno, como num monovolume, além de ir em lugares nos quais esses veículos nem ousariam ir. Ele anda bem na terra e no asfalto, mas na lama teria que ter uma tração integral pelo menos, o que poderá acontecer nas próximas versões do modelo, que terá mais adiante outras versões de motores e de tração.

O motor Duratec 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas possui comando duplo e já é utilizado no modelo Mondeo, da mesma Ford.

O utilitário da Ford tem altura livre do solo de 25,7 cm, acima da média dos concorrentes. Tem muito torque, com 85% dele já a 1.500 giros, o que o torna capaz de vencer com muita facilidade valas e pistas esburacadas. A posição de dirigir é elevada e o interior lembra em muito o novo Fiesta. O veículo é leve, o porta-malas leva 296 litros (chegando a 712 com o banco rebatido) e a porta traseira abre em ângulo de 90 graus. O que se comenta é que a versão 4×2 com motor 2.0 16V, chegará ao mercado com o preço de aproximadamente R$ 40 mil.

Voltar ao topo