Ford comemora seus 90 anos de Brasil

Primeira fabricante a se instalar no Brasil, a Ford completa 90 anos no País e lança selo comemorativo que mostra o número estilizado por linhas que lembram um caminho.

“A proposta desse selo é ressaltar o momento especial da Ford brasileira. A figura traçada induz à longa trajetória da empresa, marcada por pioneirismo, sucesso e inovação”, afirma Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da montadora.

O primeiro veículo montado no Brasil foi o lendário Modelo T, automóvel que representou o início da produção em série no mundo.

Hoje das linhas de montagem da Ford saem vários modelos de automóveis, picapes, utilitários e caminhões. A Ford do Brasil é a terceira maior subsidiária mundial da empresa em termos de vendas.

Em 2008 comercializou no País cerca de 280 mil unidades. Além de vender no mercado interno, a Ford Brasil exporta veículos para a Argentina, Venezuela, Chile, México e outros países da América do Sul e Central.

História

Henry Ford, fundador da empresa, autorizou a criação da subsidiária brasileira no dia 24 de abril de 1919, aplicando investimento de US$ 25 mil. No dia 1.º de maio do mesmo ano, o presidente do Brasil, Epitácio Pessoa, concedeu a aprovação do governo brasileiro ao projeto.

A Ford iniciou a montagem do Modelo T no Brasil nas versões automóvel e picape, num pequeno armazém na Rua Florêncio de Abreu, região central de São Paulo. Um ano depois fez a expansão para um prédio maior, na Praça da República, também no centro.

Em 1921 a Ford inaugurou sua primeira fábrica brasileira especialmente construída para funcionar como uma linha de montagem. Foi instalada na Rua Sólon, no bairro paulista do Bom Retiro, onde era montado o modelo T.

Em 1953 a Ford destinou novos investimentos para o Brasil. Construiu então um novo complexo industrial, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, preparando-se para o início da produção nacional.

Montava automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus. A aquisição da Willys Overland do Brasil permitiu à Ford aumentar seu parque industrial, com o moderno conjunto fabril de São Bernardo do Campo (SP).

Nos anos 70, a montadora inaugurou as fábricas de motores e transmissão de Taubaté, interior de São Paulo. E em 2001 a Ford inaugurou o Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia.

Voltar ao topo