Ford celebra 40 anos do Mustang com versão conceitual de 440 cv

O New York International Auto Show 2004 tem na sofisticação sua marca registrada. Último dos três grandes salões do ano nos Estados Unidos, o de Nova York apresenta ao público sedãs, cupês, conversíveis e utilitários esporte, mostrando que o luxo pode conviver com as mais diferentes classes de veículos.

E assim, no mês em que o Mustang completa 40 anos, a Ford apresenta no Salão de Nova York de 2004 uma versão conceitual muito atraente: a GT-R, que propõe um modelo de competição com base para 2005. Talvez por isso, o carro traga muitas características das antigas versões do modelo. Entre elas, está a cor laranja Valência, inspirada no Mustang Boss 302 Trans-Am, de 1970.

Construído pela Saleen Special Vehicles, de Troy, no Estado de Michigan, o GT-R marca a estréia no novo Mustang do motor “Cammer” V8 de 5 litros, vendido pela Ford Racing como item de preparação e mostrado em novembro em um Mustang 1965, um Focus e um furgão 1953.

É equipado com o motor de 5-litros do novo GT, com maior diâmetro dos cilindros, pistões forjados, taxa de compressão de 11:1 e comandos de válvulas “bravos”. O câmbio TTC T56 tem seis marchas. Neste conceito desenvolve potência de 440 cv, mas pode superar 500 cv se preparado conforme o regulamento de algumas categorias.

Além da pintura, diversos itens distinguem o GT-R: capô em fibra de carbono sem pintura, amplas tomadas de ar frontais, quatro pequenos faróis, bocal do tanque de combustível na coluna traseira esquerda, um grande aerofólio de material composto, pára-choque com extrator de ar, lanternas maiores e, entre elas, uma grade para o radiador do diferencial.

A entrada de ar e o “spoiler” também chamam a atenção na dianteira do carro, pois dão a ele um ar esportivo que o caracteriza imediatamente como um modelo de competição. As rodas de 20 polegadas recebem pneus Pirelli “slick” em medidas 275/35 (frente) e 305/30 (traseira). Na suspensão, muitos elementos são de cromo-molibdênio, para aliviar peso, e os amortecedores têm regulagem. Os freios usam grandes discos da Brembo .

No interior mantém o desenho do novo Mustang, mas com amplo uso de fibra de carbono no painel. Destaque para o volante no estilo Fórmula 1 (mas sem câmbio semi-automático) que incorpora instrumentos como conta-giros, de alerta e de telemetria, além dos controles de mudanças de marcha e os bancos esportivos com cintos de segurança de cinco pontos.

O banco do piloto é Sparco, com cinto de cinco pontos, e do passageiro teve os pontos de fixação mantidos. O Mustang GT-R é um carro-conceito à altura das quatro décadas de um mito.

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