Ford apresenta o novo utilitário Edge

ja841.jpgO Ford Edge, veículo utilitário ?crossover? com lançamento programado para setembro nos Estados Unidos, é a grande atração da marca no Salão Internacional de Detroit, que estará com suas portas abertas para o público até domingo próximo, 22 de janeiro.

Além dele, a Ford mostra também a supermáquina Shelby GT500, o Mustang mais potente de todos os tempos, e carros-conceito que antecipam as tecnologias do futuro, em segmentos opostos. O Ford Reflex é um veículo híbrido diesel-elétrico pequeno, capaz de fazer 27 km/l, enquanto a F-250 Super Chief é a primeira picape com motor V10 triflex que roda com hidrogênio, etanol ou gasolina.

O Ford Edge 2007 é a maior investida da marca no fervilhante mercado norte-americano de utilitários crossover (CUV – ?crossover utility vehicles?). O veículo, que será produzido no Canadá, traz atributos inovadores. É equipado com um novo motor V6 de 3,5 litros e 24 válvulas, com potência de 253 cv, e transmissão automática de seis velocidades, acoplada a um sistema inteligente de tração nas quatro rodas AWD (?all wheel drive?). Esse conjunto se destaca não só pelo alto nível de desempenho e funcionamento silencioso, mas também pela economia de combustível.

O visual de linhas fortes do Ford Edge foi criado especialmente para o gosto americano e mostra uma tendência que deve ser seguida por futuros lançamentos da marca. Suas inovações incluem teto de vidro panorâmico e console central com espaço para transportar um laptop, além de nichos para outros tipos de objetos, e dispositivos avançados de segurança. Ele é equipado com os sistemas de controle eletrônico de tração e de estabilidade Advance Trac e Roll Stability Control, exclusivos da Ford.

Seu sistema passivo de segurança inclui bolsas infláveis de duplo estágio, complementado por cortinas infláveis laterais opcionais. A carroceria incorpora várias camadas de proteção e absorção de impactos.

Os utilitários ?crossover? representam hoje o segmento de maior crescimento no mercado norte-americano, superando até o grande avanço dos utilitários esportivos nos anos 90. Suas vendas excederam dois milhões de unidades em 2005 e a previsão é que ultrapassem este ano, pela primeira vez, as vendas dos utilitários esportivos tradicionais. O Ford Edge aponta para um segmento novo e inexplorado do mercado, com estilo forte e único.

Voltar ao topo