Ford apresenta a fora-de-estrada F-150 Raptor

Por intermédio de sua divisão de veículos especiais (SVT, da sigla em inglês), a Ford lançou nos Estados Unidos, versão especial da F-150, com desempenho off-road aprimorado.

Seu visual é agressivo, graças principalmente à pintura exclusiva na cor laranja – com adesivos estillizados pretos que decoram a caçamba – e insertos metálicos em cinza escuro no pára-choques, no capô e nos pára-lamas.

Equipada com motor de 5.4 litros Triton V8 de 324 cavalos, a F-150 SVT Raptor foi concebida para vencer percursos fora-de-estrada mais duros e ainda ser uma boa opção para o dia-a-dia na cidade, explicou a montadora americana. Um dos trunfos da Ford, segundo a própria empresa, é sua tradição em picapes para serviços pesados.

Além do propulsor de série, a montadora pretende disponibilizar mais uma motorização para o modelo, um V8 de 6.2 litros. Entre as diferenças marcantes entre a Raptor e a F-150 convencional estão a grade frontal, que, no modelo “off-road”, tem o nome da montadora gravado, além de pára-choques diferenciado, capô com entradas de ar esportivas e amortecedores, que proporcionam, segundo a Ford, desempenho mais suave nos percursos fora-de-estrada.

Também conta a Raptor com sistemas de auxílio de pilotagem. Um deles é o AdvanceTrac com RSC (Roll Stability Control). Por meio da funcionalidade, a picape analisa o terreno à frente do veículo e prediz alguns ajustes de desempenho, além de identificar possíveis perdas de estabilidade e promover frenagens localizadas para evitar tombamento.

A caminhonete, segundo a montadora, ainda conta com um sistema para descer ladeiras, que permite ao motorista “programar” determinada velocidade e efetuar o percurso sem precisar pisar no freio. A F-150 SVT Raptor vai ser construída, assim como a nova F-150, na fábrica Rouge Center, em Dearborn, no Estado americano de Michigan.