Ford Airstream, um “crossover” futurista

ja563.jpgUma das novidades do Salão Internacional do Automóvel da América do Norte (Naias, na sigla em inglês) – mais conhecido como Salão de Detroit, e que está completando 100 anos, é o conceito Ford Airstream. Trata-se de um "crossover" futurista com motor alimentado por uma nova e revolucionária célula de combustível híbrida "plug-in" – chamada HySeries Drive -, fornecida pela Ballard.

A única função dessa célula de combustível, que pesa  e custa a metade das atuais, é recarregar o conjunto de baterias de lítio-íon. Isso permite que ela trabalhe como um gerador portátil em vez de desempenhar o papel de motor, como ocorre em outros veículos do tipo. O conjunto tem um aproveitamento de combustível em uso combinado na cidade e estrada equivalente a 17,4 km/l.

Produto de uma parceria da Ford com a tradicional fabricante de "trailers" Airstream, o conceito tem formas aerodinâmicas inspiradas em aviões e naves espaciais. Suas portas assimétricas permitem fácil movimentação dos passageiros e da carga.

ja562.jpgA porta do lado do passageiro, tipo concha, tem acionamento elétrico e alcança dois terços do comprimento do veículo. O espaço interno recria uma atmosfera de sala, usando o contraste das cores vermelho e branco cósmico e poltronas giratórias.

Seu painel de instrumentos tem cinco controles sensíveis ao toque e um "display" único multifuncional. Uma tela dupla montada no centro do painel proporciona uma visão de câmera e informações secundárias para o motorista, além de DVD e outros recursos de comunicação. Os passageiros de trás contam com uma tela de 360 graus para diversão e jogos, que também permite criar cenários de ambientes e possui entrada para câmera.

Voltar ao topo