Fora a polenta, Santa Felicidade tem um Studebaker

No bairro curitibano de Santa Felicidade, famoso pela sua gastronomia e repleto de atrações históricas da época da colonização italiana, encontramos, além da polenta frita e do frango assado, automóvel de fabricação canadense muito raro nos dias de hoje no país: Studebaker Standard Six modelo ER.

Trata-se de veículo fabricado em 1926 e que chegou ao Brasil em 1929 – segundo explica o seu proprietário, Osmar Jardim – tendo pertencido por muitos anos a uma única família curitibana.

É equipado com motor de seis cilindros em linha, com 3.950 cilindradas, duas válvulas por cilindro e 50 cavalos de força, tendo sido fabricado de 1924 a 1926 e vendido, nos Estados Unidos, por 1.395 dólares.

Esse carro já vinha de fábrica com partida elétrica, apesar de estar preparado para uso da manivela para acionamento do motor. O carburador fica ao lado esquerdo do motor, na parte de baixo, contando com câmbio manual de três marchas à frente, além da marcha-ré e trambulador no soalho.

São quatro portas, limpador de pára-brisa a vácuo e o seu painel conta com relógio elétrico suíço da marca Helveco, além de marcadores de amperagem, de velocidade, de pressão do óleo do motor, da quilometragem percorrida parcial e total e afogador.

O número de fabricação da carroçaria é 43514 e o de Série 1307272. A polia e a hélice do radiador são acionados por um eixo que inicia atrás, próximo ao painel de fogo, a partir do dínamo, diferentemente de outros carros de origem norte-americana da época. Enfim, uma peça rara bem ao gosto dos antigomobilistas.

Puma 10 Anos

O primeiro clube brasileiro a reunir proprietários do automóvel marca Puma, o Puma Club do Brasil, com sede em Curitiba, realizará no dia 2 de maio próximo, a partir das 10,30 horas, na Chácara Sapolândia, na capital, festa de confraternização de associados e colaboradores, comemorando os 10 anos de fundação da instituição.

Na oportunidade será eleita a nova diretoria do clube, gestão 2010/2012, a partir de chapa única encabeçada pelo antigomobilista Ciro Marques.

Destaque-se, na gestão do atual Presidente – Ivan Irber – além dos encontros de veículos da marca, a operacionalização da placa preta a estes destinada e assessoria no sentido da fundação do Puma Clube de Brasília/DF.

Guarapuava

E não se esqueçam: de 30/04 a 02/05 próximos acontecerá o VI Encontro de Carros Antigos, Hots e Pick-Ups na cidade de Guarapuava/PR, numa realização do Veteran Kart Clube local. Informações (42) 8822-8282.

Voltar ao topo