A Ford reservou uma surpresa para o público no Salão de Paris: o conceito Focus Vignale, cupê esportivo que se transforma em conversível. O modelo, baseado no Focus, tem linhas inspiradas nos esportivos criados na década de 1960 pelo italiano Alfredo Vignale, que tem uma ligação histórica com o “design” da Ford na Europa.
O Focus Vignale é, na verdade, um carro “dois-em-um”, ideal para condições ambientais diferentes, que se mantém charmoso nas quatro estações. No inverno e outono, é um cupê esportivo com interior luxuoso e elegante, equipado com uma lista completa de itens de segurança e conforto. Quando a primavera e o verão europeus chegam, pode se transformar em conversível. Ao toque de um botão no painel, sua capota rígida se retrai silenciosamente e se embute na traseira. Apenas as linhas de corte na base do pilar C traem o fato de que o conceito tem uma capota retrátil.
Um dos objetivos dos “designers” da Ford foi criar um cupê atraente, sem concessões no estilo devido às dificuldades práticas inerentes à produção de um conversível. Criado pelo estúdio da Ford em Dunton, Inglaterra, o Focus Vignale combina traços do novo Focus europeu com a dos esportivos italianos. O exterior, na cor azul-verde brilhante, é realçado pelo uso de vários itens de alumínio, que remetem ao cromo dos veículos de turismo dos anos 60s. As rodas de 20 polegadas, com superfícies de alumínio polido e escovado, e as portas que se abrem eletronicamente, inspiradas nos modelos de Vignale, são alguns dos destaques.
O Focus Vignale se distingue do restante da linha pela nova grade do radiador cromada, que realça a vocação esportiva do protótipo. O interior incorpora materiais de modelos luxuosos, como couro, alumínio e cromo. Um de seus detalhes marcantes é a maçaneta das portas. A peça é esculpida elegantemente em alumínio, em formato de losango, uma visão moderna dos “spyders” dos anos 60s de Alfredo Vignale. Diferentemente dos originais, no entanto, ela incorpora um botão que ativa a porta eletronicamente, permitindo que ela seja aberta com estilo e atitude.
O conceito Focus Vignale faz parte da proposta de criar uma linguagem de “design” ainda mais emocional para transformar os futuros veículos da Ford na Europa. Dependendo da reação do público, o protótipo pode se transformar em modelo de série.


