Focus terá duas plataformas mundiais

A Ford confirma que continuará produzindo na América do Sul o atual modelo do Focus comercializado em todos os mercados sul-americanos. Na prática, o modelo Focus terá duas plataformas mundiais diferentes: uma para as Américas, uma vez que o modelo atual continua também sendo produzido e vendido na América do Norte, e outra para a Europa, a partir do lançamento de um novo modelo do carro exibido agora no Salão de Paris.

A plataforma européia é baseada num modelo diferente, o Volvo V40 e não chegará ao Brasil. A atual, consolidada como uma das mais avançadas do mercado, continuará a ser produzida e vendida na região do Mercosul e da América do Norte, onde continuará sendo montada nas fábricas de Pacheco (Argentina), Hermosillo (México) e Wayne (Estados Unidos).

Essa estratégia tem como objetivo oferecer produtos adequados para cada mercado. A oferta do Focus visa a atender as necessidades de consumidores distintos, considerando as sensíveis diferenças existentes entre as diversas regiões, tanto em termos de segmentação e poder aquisitivo como de condições de rodagem e utilização.

O Focus produzido na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina, abastece todo o mercado sul-americano. É um veículo moderno e de indiscutível qualidade. Seu painel de linhas futuristas e ergonômicas, por exemplo, é uma referência no mercado.

A linha 2005, recém-lançada, traz acabamento ainda mais requintado, com novos tecidos de revestimento e insertos de cores diferenciadas no painel e as versões Ghia com transmissão automática vêm equipadas com piloto automático.O Focus sul-americano conta também com a opção do motor Zetec 16V 2.0 L, de 130 cv, e transmissão automática eletrônica. Esses atributos, junto com os aprimoramentos recentes feitos no estilo das duas versões, Hatch e Sedan, dão ao Focus excelente competitividade frente aos seus concorrentes no segmento.

O Focus apresentado no Salão de Paris, que será produzido na Europa, é diferente também na motorização, incluindo duas opções a diesel, Duratorq TDCi 2.0 L e 1.6 L, esta última equipada com transmissão continuamente variável Durashift CVT, que opera em modo automático ou com sete marchas manuais. Ele oferece ainda três motores a gasolina, 1.4 L, 1.6 L e 2.0 L.

Voltar ao topo