Obituário automotivo!

Focus, Palio, Punto…veja os carros que deixarão de ser produzidos em 2019

O ano de 2018 foi bastante movimentado em lançamentos automotivos, alguns inéditos como Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Fiat Cronos.

Enquanto uns chegam, outros dão adeus. A lista de despedidas é marcada por modelos que foram sucessos em vendas, como o Fiat Palio, e outros que passaram despercebidos nas ruas, caso do Chery Celer.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Chery Celer

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Lançado em 2013, o Celer inaugurou a produção da Chery em Jacareí (SP). As vendas sempre foram baixas e o legado que deixa é emprestar a plataforma para o Tiggo 2, crossover que ganhou espaço na planta paulista e virou um sucesso já sob a bandeira da parceria Caoa Chery.

Fiat Palio

palio

O lançamento do Mobi em 2016 ‘matou’ a primeira geração do Palio, chamada de Fire e que parou de ser produzida em 2017. Já a segunda geração, batizada de Novo Palio, acabou engolida pelo Argo, que estreou no ano passado.

Em fevereiro deste ano, a Fiat decidiu por um ponto final numa trajetória de 22 anos de mercado brasileiro, muitos deles figurando entre os carros mais vendidos no Brasil. O hatch foi responsável por quebrar em 2014 a hegemonia do Volkswagen Gol como o campeão de emplacamentos.

Fiat Punto

punto-2018

Outra vítima do efeito Argo. O Punto foi embora quase que ao mesmo tempo que o Palio, deixando as lojas e o site oficial da marca em fevereiro.

Deixará saudades nos fãs de ‘hatch hot’, que curtiam o estilo esportivo da versão T-Jet turbo, com 152 cv. Ele também foi descontinuado na Europa em agosto passado, onde ainda tinha um certo prestígio.

Fiat Uno Sporting

Fiat-Uno-Sporting

Quem curte carros apenas com o visual esportivo, e um certo tempero na motorização, não terá mais o Fiat Uno Sporting como opção. O modelo saiu do catálogo no início deste ano.

O carro era equipado com o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O Uno sobrevive apenas com a versão Drive 1.0, além de uma versão com o antigo motor 1.0 Fire e da aventureira Way.

Veja mais notícias sobre o setor Automotivo!

Hyundai Tucson

tucson

Um dos utilitários esportivos pioneiros no Brasil se despede das lojas após 15 de mercado. A primeira geração do modelo se manteve na ativa mesmo com as presenças do ix35 (segunda geração do Tucson na Europa) e o New Tucson (terceira geração).

O último lote de 500 unidades para atender a encomendas nas concessionárias foi produzido está sendo produzido em Anápolis (GO).

Kia Mohave

kia-mohave

Ele já agonizava desde o ano passado, mas a Kia insistiu em dar uma sobrevida no mercado brasileiro. Porém apenas 1 modelo foi emplacado em todo país, motivo mais que suficiente para finalizar a venda no país.

Lifan 530

lifan-530

As marcas chinesas decidiram investir pesado nos SUVs, abandonando sedãs e hatches. É o caso da Lifan, que deu um basta na baixa procura pelo sedã compacto 530, montado no Uruguai. A marca aproveitou e aposentou também o utilitário Foison.

Ford Focus

Ford-Focus

Colocamos o modelo nesta lista porque a Ford anunciou que deixará de produzi-lo na fábrica de Pacheco, na Argentina, de onde o Focus chega ao Brasil. O fim da produção ocorrerá em maio de 2019.

A decisão da montadora foi motivada pela baixa procura por hatches e sedãs médios, que foram impactados pelo forte crescimento na demanda dos utilitários esportivos. Na Europa, o Focus passou para a quarta geração em 2018.

Clássico Monza vai voltar, mas na China! Veja como ficou o novo sedan da Chevrolet