Focus ganha retoques no estilo e motor 1.6

Após seu lançamento no mercado brasileiro em outubro de 2000, o Focus passa pela primeira reestilização na linha 2004 e ganha versão 1.6. E sua apresentação oficial está marcada para o próximo dia 2 de outubro, em Camaçari, na Bahia.

Mas fotografias do Focus 1.6 já aparecem em revistas especializadas. As principais diferenças estéticas em relação à linha 2003 ficam por conta dos faróis reestilizados (com duplo refletor, como os do modelo europeu da foto) com piscas integrados, da grade dianteira do tipo colméia, das proteções de borracha nos pára-choques e dos repetidores de direção laterais na cor âmbar.

No interior, as mudanças são ainda mais discretas. Apenas o fundo da instrumentação do painel passa a ser cinza e a padronagem de tecido dos bancos mais escura. Além disso, agora há mais equipamentos, como travamento automático das portas acima de 7 km/h, temporizador dos vidros elétricos e “air bags” que inflam conforme a força de impacto da colisão.

A opção de motor Zetec Rocam 1.6 ficará restrita apenas para a versão “hatch”. O motor é o mesmo usado na linha Ka, Fiesta e no EcoSport, mas teve a potência recalibrada de 98 cavalos para 102 cv. O torque máximo é de 14,6 kgfm a 2.750 rpm. Com isso, o motor Zetec 1.8 passa a ser disponível apenas no Focus Sedan GLX, mas o motor 2.0 continuará equipando as versões do Ghia “hatch” e sedã.

Com essa renovação de estilo e oferta de nova motorização, a Ford espera atender o desejo de determinada faixa do mercado, uma vez que seu preço deve ser competitivo (em torno de R$ 38.100,00). Mas na atual situação do mercado, a Ford não deve esquecer que o preço é fundamental.

Voltar ao topo