Focus: Bom Custo-benefício

eaut31210607.jpgDepois de sete anos do seu lançamento no mercado brasileiro, o Focus entra na era do biocombustível com o lançamento do motor RoCam 1.6 Flex, para as versões Hatch e Sedan. Segundo a montadora, o objetivo é oferecer o melhor custo-benefício do segmento.

eaut32210607.jpgA grande novidade da linha 2008 está no motor Flex desenvolvido exclusivamente para o Brasil. O ?design?, por sua vez, continua o mesmo, tanto na dianteira quanto na traseira, mas continua agradando. Para receber a versão Flex, de acordo com a Ford, o Focus passou por aprimoramentos na transmissão, no sistema de embreagem e no eixo traseiro. Esse motor bicombustível é o mesmo utilizado no Fiesta e EcoSport.

Embora muitos consumidores não percebam, a engenharia explica que incorporou todos os benefícios consagrados no motor com soluções inovadoras que incluem a utilização da taxa de compressão mais alta da categoria, a válvula termostática eletrônica, exclusiva da Ford, sistema de injeção eletrônica de última geração e luz de advertência no painel do nível do reservatório de partida a frio.

eaut33210607.jpgSegundo a Ford, o novo motor Flex oferece desempenho melhor em relação ao motor a gasolina. A potência, de 112,6 cv com álcool e 105,2 cv com gasolina, teve um acréscimo de 8% e 2%, respectivamente. Números melhores também no torque máximo, agora de 15,9 mkgf com álcool e 15 mkgf com gasolina, o que representa um ganho de 10% e 5% respectivamente. Com isso, 85% dos modelos Ford são bicombustíveis. A velocidade máxima aumentou para 184 km/h com álcool e 180 km/h com gasolina, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos com o derivado da cana e 12,8 segundos com o outro combustível.

eaut34210607.jpgA versão avaliada pelo Jornal do Automóvel (1.6 Hatch), mostrou-se agradável de dirigir. O motor responde rápido ao toque no acelerador. É ágil no trânsito, anda bem na estrada e tem boas retomadas. A posição de dirigir é boa, com todos os comandos à mão e de fácil visualização. Um dos pontos que torna a dirigibilidade do Focus marcante é sua suspensão traseira independente. Ponto positivo, também, para a transmissão manual de cinco marchas com trocas precisas e suaves.

De acordo com informações da Ford, o Focus Flex somente com álcool no tanque faz 7,8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Com gasolina, roda 12,3 km/l no trânsito urbano e 18,3 km/l no rodoviário. O Ford Focus 1.6 Flex 2008 Hatch tem preço sugerido a partir de R$ 43.490,00 e o Sedan, a partir de R$ 48.720, ou seja, com o mesmo preço de lista da versão 2007. (BN)

Ficha técnica

eaut35210607.jpgMOTOR

Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 8 válvulas, SOHC, bicombustível

Cilindrada: 1.598 cm³

Potência: 113 cv (A) e 105 cv (G) ambos a 5.500 rpm

Torque: 15,9 kgfm (A) e 15,1 kgfm (G) ambos a 4.250 rpm

Taxa de compressão: 12,3:1

Câmbio: manual, de cinco marchas

Medidas

Comprimento: 4,17 m (Hatch 1.6 Flex)/4,38 m (Sedan 1.6 Flex)

Largura: 1,99 m

Altura : 1,43 m (Hatch 1.6 Flex)/1,42 m (Sedan 1.6 Flex)

Suspensão

Dianteira: tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais montados em quadro auxiliar, molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados, e barra estabilizadora independente. Traseira: tipo multi-link, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos pressurizados.

SISTEMA DE FREIOS

Hidráulico a disco, na dianteira, e a tambor auto-ajustável, na traseira.

CAPACIDADES

Tanque: 55 litros

Porta-malas: 350 litros (Hatch 1.6 Flex)/490 litros (Sedan 1.6 Flex)

VALORES

R$43.490 (GL hatch) / R$ 46.950 (GLX hatch) e R$48.720 (GLX sedã)

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