Fit: um monovolume compacto e inovador

Está chegando às revendas Honda um conceito inovador de automóvel, o Fit, monovolume compacto que prioriza estilo, conforto, espaço interno amplo e flexível, agilidade e segurança. O Honda Fit possui tanque de combustível centralizado sob os bancos dianteiros, o que garante um habitáculo espaçoso, que acomoda cinco passageiros confortavelmente.

O visual externo do Honda Fit é agradável. A ampla área envidraçada, composta de oito janelas, favorece a luminosidade e a visibilidade. A carroceria conta com uma linha de cintura alta, que dá aspecto de segurança e robustez. O capô é bem definido pelo vinco central, que se estende desde a grade e acentua o dinamismo do “design”, além de destacar os faróis, que reúnem sob uma mesma cobertura a lanterna e a luz indicadora de direção.

Na traseira, o estreitamento da cabine e os ressaltos dos pára-lamas e do pára-choque proporcionam equilíbrio. A lanterna traseira tem formato triangular, pontiagudo na parte superior. No centro da lanterna, uma faixa transparente agrega a luz de ré e os piscas que usam refletores multifacetados para melhorar a luminosidade. Os bancos, com regulagem de altura, têm formato esportivo. A capacidade de carga, com os bancos na posição normal, é de 353 litros com a tampa do porta-malas e de 380 litros sem a tampa. Rebatendo o banco traseiro se acondicionam 1.321 litros.

Especialmente desenvolvido para o Honda Fit, o motor SOHC i-DSI (Ignição Dupla Seqüencial Inteligente) tem 1,4 litro 8V e potência de 80 cv a 5.700 rpm e torque máximo de 11,8 kgfm a 2.800 rpm. O modelo também conta com transmissão automática CVT de seis posições e sistema de direção eletricamente assistida, que a torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas.

Disponível em duas versões, com transmissão automática CVT ou manual, o Honda Fit vem equipado com ar-condicionado, “airbag” para o motorista, preparação para som e alarme, vidros, travas e espelhos elétricos na versão LX e ainda, na versão LXL, rodas de liga leve, “airbag” também para o passageiro e freios com sistema ABS e EBD. O preço público sugerido, já com pintura metálica ou perolizada incluída, é de R$ 33.960,00 para a versão LX MT, R$ 37.500,00 para a LX CVT, R$ 36.600,00 para a LXL MT e R$ 39.980,00 para a LXL CVT (não inclusos frete e seguro).

Veículo compacto prático para o dia-a-dia

A Honda acredita na “surpresa” que o Fit vai causar no consumidor brasileiro. Um carro que, segundo a montadora, agrada qualquer perfil de consumidor: o jovem solteiro, o casal que precisa de espaço, o adulto que quer um carro compacto e prático para o dia-a-dia, a dona de casa, a mãe de família, enfim, qualquer pessoa.

O painel de instrumentos tem um toque de classe, com anéis prateados ao redor dos três grandes relógios, respectivamente, contagiros, velocímetro e indicador de nível de combustível. O volante de três grandes raios tem textura agradável ao toque e excelente empunhadura, com o logotipo metálico da Honda no centro.

A praticidade dos diversos porta-objetos é outro ponto forte do Honda Fit. A começar pelo porta-luvas, com duas repartições e dotado de grande profundidade. Bandejas embaixo do painel e sob a coluna de direção acomodam pequenos objetos. Para oferecer comodidade no acesso ao veículo, mesmo em locais com pouco espaço disponível, as portas dianteiras abrem-se em dois estágios, com ângulos de 40 e 63 graus, assim como as traseiras, com ângulos de 33 e 67 graus.

Com a tampa traseira aberta, a maçaneta interna fica a 1.870 mm do solo, facilitando o acesso mesmo aos usuários de baixa estatura. A altura entre o chão e parte superior do pára-choque, de 620 mm, facilita o manuseio de objetos mais pesados.

Mas a configuração dos bancos surpreende. O Fit possui um conjunto de bancos flexível, que possibilita mais de dez combinações de bancos, sem a necessidade de remoção. Fácil de usar, o sistema ULT (sigla que reúne as palavras “utilitário”, “longo” e “alto”, em inglês), não exige esforço na operação. Conforme a configuração, pode-se transportar desde vasos, bicicleta e até prancha de surfe.

O Fit foi lançado há dois anos no Japão e já em 2003 foi o carro mais vendido no país, com 250.790 unidades. O carro já é vendido em 60 países e produzido apenas no Brasil, além do Japão. Por isso, o Fit produzido em Sumaré (SP), também será exportado, especialmente para o mercado latino-americano (Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Equador), a partir do ano que vem.

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