Fiesta Trail ou Goll Rallye

offroadlight07201207.jpgVisando aos consumidores emocionais de espírito jovem, equipados com motores 1.6 litro bicombustível, modelos 2008, configuração topo de linha e com adereços a perder de vista, foi que a Ford e a Volkswagen lançaram o Fiesta Trail e o Gol Rallye.

offroadlight06201207.jpg
Antes vendido como pacote de equipamentos na linha 2007, o acabamento Trail chegou ao Fiesta hatch 2008 como configuração topo de linha, disponível nas motorizações 1.0 e 1.6, ambas Flex. Mas o estilo foi adequado à legislação. O antigo pára-choque dianteiro tubular deu lugar a componentes de plástico na cor cinza, que também fazem parte do pára-choque traseiro. Complementam o aspecto ?off-road? estribos laterais, rodas de liga leve de 14 polegadas, bagageiro de teto e adesivos alusivos à versão nas portas e na tampa do porta-malas.

offroadlight05201207.jpgPor dentro, o Fiesta traz bancos revestidos de neoprene, manopla de câmbio exclusiva, pedaleiras esportivas de alumínio e soleiras personalizadas. No que diz respeito aos itens de série, a versão Trail é equipada com os kits ?Pulse? e ?Class?, o que recheia o compacto com ar-condicionado, direção hidráulica, travamento automático das portas e CD player com MP3.

offroadlight04201207.jpgBem menos equipado, mas tão chamativo quanto o adversário, o Gol Rallye é montado a partir da versão ?Power?, mas sua suspensão é mais elevada, deixando a altura livre do solo 2,7 cm maior que o modelo convencional. Disponível apenas com motor 1.6 Total Flex, a série especial tem detalhes no interior com inserções em cinza claro, além de manopla de câmbio e painel com texturas diferenciadas. Os bancos têm revestimento exclusivo e rede porta-objetos nas laterais, o volante em tons tem estilo retrô e o porta-malas é acarpetado.

Interior do Fiesta Trail.

O Gol Rallye esconde embaixo do capô o veterano motor AP, utilizado pela Volkswagen desde meados de 1985. A configuração Rallye é considerada pela Volks uma série especial. A versão lameira tem sua produção limitada em 3 mil unidades. Com gasolina, o motor do Gol Rallye entrega 101 cv a 5.750 rpm e 14,2 kgfm a 3.000 giros. Abastecido com álcool, estes números saltam para 103 cv e 14,5 kgfm. Cifras inferiores às do compacto baiano, que desenvolve 105 cv e 111 cv a 5.500 rpm, com gasolina e álcool respectivamente, e 14,9 kgfm e 15,8 kgfm de torque a 4.250 rotações, na mesma ordem.

Gol Rallye.

No consumo, superioridade do motor Ford. Com gasolina, o Fiesta Trail fez média de 10 km/litro de combustível, na cidade, e, 14 km na estrada. O Gol Rallye fez média de 9 km/l e 14,3 km/l, na mesma ordem. Apenas com álcool no tanque, o Volks mostrou ter mais sede. Nas vias urbanas, o modelo fez 7,3 km/l contra 7,7 km/l do rival. Nos trechos rodoviários ?bebeu? 1 litro de combustível a cada 10,4 km ante 11,2 quilômetros do Fiesta. (BN)

Ficha técnica

VW Gol Rallye


offroadlight08201207.jpgMOTOR

1.6 litro, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível

Potência: 101 cv (G) e 103 cv (A), ambos a 5.750 rpm

Torque: 14,2 kgfm (G) e 14,5 kgfm (A), ambos a 3.000 rpm

Cilindrada: 1.596 cm3

Transmissão

Manual, de cinco marchas

Suspensões

Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora na dianteira; interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal na traseira

Freios

Freios a disco na frente, e a tambor, atrás

CAPACIDADES

Porta-malas: 285 litros

Tanque: 51 litros

Dimensões

Comprimento: 3,91 m

Largura : 1,65 m

Altura : 1,45 m

Entre-eixo : 2,47 m

Peso : 983 kg

Valor

A partir de R$ 36.375,00

Fiesta Trail 1.6

offroadlight02201207.jpgMOTOR

1.6 litro, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, bicombustível

Potência: 105 cv (G) e 111 cv (A), ambos a 5.500 rpm

Torque: 14,8 a 4.200 rpm, em

Ambos os combustíveis

Cilindrada: 1.599 cm3

Transmissão

Manual, de cinco marchas

Suspensões

Independente tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira; semi-independente, com corpo auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira

Freios

Freios a disco na frente, e a tambor, atrás

CAPACIDADES

Porta-malas: 305 litros

Tanque: 54 litros

Dimensões

Comprimento: 4,03 m

Largura : 1,76 m

Altura : 1,67 m

Entre-eixo : 2,48 m

Peso : 1.122 kg

Valor

A partir de R$ 45.560,00

Voltar ao topo