Fiat Strada Adventure

ja811.jpgAvaliada pelo Jornal do Automóvel na versão Adventure, a picapinha mais vendida do Brasil (Fiat Strada), mostrou suas qualidades, como a suspensão bem acertada e o maior espaço proporcionado pela cabine estendida ?de verdade?. Criada em 1999, a Fiat Strada com cabine estendida é até hoje o único modelo de seu segmento a oferecer essa configuração – lembrando que Courier, Montana e Saveiro dispõem apenas de uma janelinha, sem oferecer o maior espaço atrás dos bancos.

O destaque desse modelo é, evidentemente, a cabine estendida, que permite ao condutor e passageiro carregar pequena bagagem no interior do carro. Essa praticidade facilita bastante o dia-a-dia de quem não carrega muita carga, dispensando a utilização da caçamba. Além de oferecer maior capacidade para levar objetos, a cabine permite melhor posicionamento dos bancos, que tiveram os trilhos aumentados em 20 mm. No entanto, o conforto interno tem seu preço: a capacidade de carga da caçamba é de 685 kg, vinte quilos a menos que a versão cabine simples.

ja813.jpgBom espaço para o motorista e passageiro é o que oferece o habitáculo da picape. Possui posição para dirigir bem confortável, com baixo nível de vibrações e ruído interno. Os comandos e instrumentos ao alcance da mão e mostradores de fácil leitura ajudam o motorista a manter a atenção concentrada no trânsito. Conta também com inúmeros porta-objetos espalhados pela cabine e a rede atrás dos bancos para acomodar pequenos objetos.

O conceito de sua suspensão traseira é herança da Fiorino e destinada a veículos de carga que precisam de mais robustez. A altura livre do solo é 170 mm em todas as versões Strada, o que faz com que o modelo transponha com facilidade buracos da cidade e estradas de terra, também por estar equipada com pneus de uso misto. Porém, o apelo ?off-road? se restringe à aparência do carro, uma vez que a picape não conta com tração 4×4 ou qualquer recurso que lhe permita enfrentar terrenos com maior grau de dificuldade para transposição.

A versão Adventure do Fiat Strada pode ser equipada com ar-condicionado, ?air-bag? duplo, freios com ABS, rádio ?CD player? com MP3, teto solar, ?CD Changer? no porta-luvas e ?kit high-tech?, composto por sensores de chuva e crepuscular, espelho eletrocrômico e retrovisores externos com regulagem elétrica. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja82x.jpgVoltando ao Palio Adventure 1.8 Flex, o que notamos na avaliação é que ele segue a mesma receita da anterior – traz suspensão mais alta, com aquela frente de veículo que agüenta mais o tranco em estradas de terra e que cumpre seu papel de ser também um carro familiar, com bom tamanho do porta-malas, razoável espaço interno e um painel mais moderno nesta versão 1.8 Flex, inclusive com recursos como limitador de velocidade, e aviso sonoro de aproximação para ajudar nas manobras de estacionamento.

Boa de curva, firme mesmo no chão em manobras mais repentinas, a perua Palio Adventure 1.8 Flex passa muita segurança. A direção é progressiva, macia, com bom esterçamento, o que não acontece por exemplo com a nova Strada Adventure. Outro ponto que notamos é que a nova perua ?Flex? tem alguns pecados: o controle dos retrovisores externos fica muito à frente, na base da coluna ?A?, o que exige que se jogue o corpo muito para a frente para acessá-lo, mesmo pessoas acima de 1,80 metro. O volante também, que tinha regulagem de altura na versão testada, mostrou-se numa altura pouco flexível para baixo: ou você o dirige alto demais ou como em ?vans? do tipo Kombi.

ja823.jpgAbastecido 100% com gasolina, o motor 1,8 litro flexível desenvolve 106 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque. Rodando com álcool, os números sobem para 110 cv e torque de 18,4 kgm a 3.000 rpm. Rodando apenas com gasolina, a perua 1.8 Flex tem 106 cv e 17,5 kgfm de torque. Segundo a montadora, sua velocidade final chega aos 187 km/hora. Abastecida apenas com álcool, chega aos 189 km/hora, demorando apenas 10 segundos para chegar aos 100 km/hora contra 10,2 s rodando com gasolina. O que se percebe é que a versão Flex com motor 1.8, devido ao novo escalonamento de marchas feito pela Fiat, ficou mais ágil nas respostas, com boas doses de aceleração e retomadas de velocidade.

ja822.jpgO ruído dos pneus ainda é facilmente percebido nas ?Adventure?, principalmente porque possuem maior número de sulcos e porque são de uso misto, de perfil mais alto. Para quem sempre teve sedãs ou carros médios mais confortáveis, o incômodo é facilmente sentido. A picapinha Palio Adventure 1.8 Flex é um carro ideal para quem curte um sítio no fim de semana pelas facilidades que oferece, além de ter um visual bem ?irado?, como dizem os ?mais jovens? por aí. Equipada, como a versão avaliada pelo JA, a picape tem preço de R$ 53.347,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

Strada Adventure 1.8 FlexFI

Motor

Quatro cilindros, transversal, duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote, injeção eletrônica multiponto

Cilindrada: 1.796 cm³

Potência (cv): 106 cv a 5.500 rpm (gasolina)
                     110 cv a 5.500 rpm (álcool)

Torque (kgfm): 17,5 kgfm a 3.000 rpm (gasolina)
                       18,4 kgfm a 3.000 rpm (álcool)

Câmbio: manual de cinco marchas

Comprimento (m): 4,44

Largura (m): 1,66

Altura (m): 1,56

Entre-eixo (m): 2,72

Peso (kg): 1.130

Tanque (l): 58 litros

Preço a partir de R$ 37.250,00

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