Fiat Siena 1.8 pode rodar com gás natural

Parceria da Fiat com os postos Biogás permitiu que duas versões do Siena saiam de fábrica preparadas para receberem de maneira rápida e com garantia de fábrica o “kit” de gás natural, o GNV, combustível que permite quase 50% a mais de economia frente a gasolina.

Adotado quase que pela totalidade dos taxistas em grandes cidades ou capitais, a exemplo do Rio de Janeiro, o gás natural vem ganhando a adesão de milhares deles a cada ano, em razão da maior facilidade de abastecimento e da ótima relação custo/benefício.Este novo opcional de gás natural está disponível apenas nas versões EX e ELX do Siena 1.8 e inclui sistema de gerenciamento eletrônico predisposto para o uso do gás natural, tubulação de alimentação do gás entre o porta-malas e o cofre do motor, chicote elétrico preparado para a transformação, pontos de fixação dos cilindros e toda a preparação para receber o “kit?? de instalação do sistema GNV.

Mais autonomia

A potência do motor do Siena nas duas versões 1.8 é de 103 cavalos a 5.400 rpm, com torque de 17 kgfm a 2.800 giros. O motor perde um pouco de potência quando movido a gás natural. Mas ganha em economia de combustível em proporção ao custo da gasolina, o que também aumenta consideravelmente a autonomia do veículo. A Biogás desenvolveu com a Fiat a instalação do “kit?? de GNV e conseguiu fazê-lo de maneira rápida e segura, operação que foi homologada pela Fiat. A conversão prevê a instalação de dois cilindros com capacidade total de 14 m3. O mesmo conjunto usado no Siena prevê a adoção da injeção eletrônica e a redução de pressão e de carga do gás.

Com a instalação do “kit?? GNV feita nas concessionárias e oficinas autorizadas, quem comprar o carro contará com garantia de fábrica na aquisição do carro. A Fiat rodou com as novas versões do Siena a gás em testes que duraram mais de 200 mil quilômetros. Já existem representantes no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Por fora, o Siena com “kit?? GNV não difere em nada das versões EX 1.8 e ELX 1.8 movidos somente a gasolina.

O Siena – EX e ELX 1.8 -com “kit?? de gás natural estará sendo exibido no 7.º Salão do Automóvel de Curitiba, que se realiza no Centro de Convenções e Exposições Expo Trade, em Pinhais-PR.

Voltar ao topo