Fiat Linea T-Jet tem motor turbo de 152 cv

Olhando de fora, o que se vê é um sedan de linhas elegantes e surpreendentes.

Entrando no carro, o ambiente requintado, confortável e rico em recursos tecnológicos envolve e cativa.

E conduzindo o automóvel, destacam-se a performance, a segurança e o prazer de dirigir. Este é o Fiat Línea, apresentado semana passada à imprensa especializada.

Trata-se de um projeto mundial da Fiat, desenvolvido para competir em vários países – o que significa a internacionalização da marca, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O projeto foi desenvolvido pela Engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália.

Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto. Com o Linea não foi diferente.

Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com suas linhas esguias e harmoniosas, e com seu interior requintado, é tudo isso com tempero brasileiro.

Queriam também motorizações modernas. Para oferecê-las, a empresa não poupou recursos para desenvolver o novo motor 1.9 16V Flex e trouxe o motor T-Jet, de última geração, que concilia pequeno tamanho, economia e alto desempenho.

O motor 1.4 16V Turbo, ou T-Jet, é o expoente de uma nova tendência européia: o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos – dignos de motores maiores – com mais economia de combustível.

Essa tendência é uma resposta às circunstâncias atuais em nível mundial, nas quais a redução nas emissões de poluentes e o baixo consumo de gasolina são fundamentais.

E esse novo motor, que a partir de agora equipa o Fiat Linea, faz isso muito bem.

Com potência de 152 cavalos e torque de 21,1 kgm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rotações por minuto, leva o veículo a velocidade máxima de 203 km e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

E faz isso com muita economia: 12,0 km com um litro de gasolina na cidade, e 16,0 km/l na estrada.

O turbo que equipa o Fiat Linea usa uma parte da energia dos gases da descarga para comprimir o ar aspirado pelo motor -o mesmo princípio de funcionamento de qualquer turbo.

E impressionou os jornalistas durante o rápido teste realizado nas imediações de São Paulo. Temos certeza que agradará consumidores que gostam de dirigir esportivamente. (BN)