Fiat Idea: minivan com marca da ousadia

ja821020306.jpgImagine estar num carro com o céu aberto sobre a cabeça, tomado pela sensação de liberdade e espaço. Imagine, agora, que esse carro é bonito, seguro e potente, e tem equipamentos que nenhum outro modelo de seu segmento tem. A nova minivan compacta da Fiat Automóveis, o Idea, é tudo isso.

ja822020306.jpgO estilo da nova minivan transmite ousadia e originalidade, jovialidade e dinamismo, bem ao gosto do consumidor brasileiro. Causa forte impacto visual e chama a atenção pela harmonia das linhas. Os contornos externos remetem imediatamente a uma minivan: capô bem inclinado e curto, o perfil quase uma continuação do pára-brisa; linha de cintura alta, dando a entender que a posição de dirigir é privilegiada; ampla área envidraçada.

ja823020306.jpgA minivan fabricada no nosso País não é idêntica à comercializada na Europa. O conhecimento do cliente e o gosto brasileiro levou a uma série de modificações que tornaram o novo veículo ainda mais atraente para o consumidor local. Na dianteira, o foco principal é a grade cromada de formato trapezoidal, desenhada exclusivamente para o mercado nacional, com o logotipo Fiat posicionado no centro.

Das laterais da grade partem vincos em direção ao pára-brisa, que destacam sua grande inclinação e faróis afilados com a porção inferior branca (na Europa, é alaranjada). Estes formam um jogo geométrico com o friso negro que emoldura o pára-choque, sob o qual se localizam os faróis de neblina e a entrada de ar. O pára-choque, pintado na cor da carroceria, foi criado especialmente para dar ao Idea brasileiro um ar de solidez.

ja824020306.jpgNa traseira sobressaem as lanternas verticais que oferecem excelente visualização. Elas recortam e delimitam o grande vidro e a tampa do porta-malas de formato retangular. Um talho horizontal entre as luzes de ré esquerda e direita organiza os elementos: logotipo Fiat e grafismos cromados para cima, placa e fechadura para baixo.

O vinco suave que corre entre as bordas inferiores das lanternas parece conter essa unidade traseira. O conjunto todo flui para o robusto pára-choque com seu friso negro, criado sob medida para o Fiat Idea brasileiro. A nova minivan da Fiat está disponível em 15 cores, sendo quatro lisas e o restante metálicas. Ressaltam o espírito jovial e esportivo do carro a cor laranja Evolution, exclusiva ao novo modelo. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja811020306.jpgEm um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso só pode vir com um produto diferenciado e de qualidade como o novo Fiat Idea. Por isso, do estilo à oferta de equipamentos, das motorizações ao acabamento interno, todos os detalhes foram estudados para agradar a quem importa: o consumidor brasileiro.

Apesar das dimensões compactas, constatamos no Idea 1.4 avaliado pelo Jornal do Automóvel um habitáculo espaçoso e versátil, onde todos os elementos se distribuem racionalmente. O painel tem ?design? requintado. Seu quadro de instrumentos fica localizado diante do motorista.

ja812020306.jpgCom novo desenho, incorpora mostradores claros sobre fundo escuro, facilitando a visualização. São eles: velocímetro; conta-giros; medidores de temperatura e do nível de combustível no reservatório; computador de bordo, com funções como hodômetro parcial, entre outras; e as luzes de ?check?.

Banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e com três assentos, vidros escurecidos e os diversos porta-objetos dispostos em locais estratégicos do habitáculo proporcionam uma sensação de bem-estar a bordo. Prático e inovador console localizado no teto, de série em todas as versões, com quatro porta-objetos e espelho convexo, serve tanto aos ocupantes da frente quanto aos de trás.

ja813020306.jpgDevido à grande área envidraçada, o habitáculo da minivan é arejado e luminoso, aumentando a sensação de bem-estar de seus ocupantes. O interior da minivan também foi concebido para proteger os ocupantes. Todos os bancos são do tipo antimergulho, e os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura.

O moderno motor Fire 1.4 Flex que equipa o Fiat Idea possui potência máxima de 80 cv rodando com 100% de gasolina, e de 81 cv funcionando unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm. Como o torque máximo é alcançado a uma rotação bem baixa, o motorista sempre obtém respostas rápidas, quer em centros urbanos ou na estrada.

A minivan Idea 1.4 atinge 160 km/h de velocidade máxima rodando somente com gasolina, e 161 km/h apenas com álcool. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos (gasolina) e 14,6 segundos (álcool). O motor Fire 1.4 Flex é eficiente também no consumo: na cidade, faz 12,7 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (álcool); na estrada, são 16,6 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (álcool). O Fiat Idea é uma boa opção como minivan. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada total: 1.368 cm³

Taxa de compressão: 10,35:1

Potência máxima:

80 cv / 5.500 rpm (gasolina)

81 cv/ 5.500 rpm (álcool )

Torque máximo:

12,2 kgm / 2.250 rpm (gasolina ) 12,4 kgm / 2.250 rpm (álcool )

Combustível: Gasolina/Álcool

Número de marchas:

5 à frente e uma à ré

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Suspensão dianteira

MacPherson com rodas independentes com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Eixo de torção de seção aberta

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção: hidráulica com pinhão e cremalheira

Rodas:

Aro: 5,5 x 14?, aço estampado (opc. 6,0 x 15? em liga leve)

Pneus: 175/70 R14 (opc. 195/60 R15)

Distância entre-eixos: 2.511 mm

Compartimento para bagagem: 380 litros/1.500 litros (banco totalmente rebatido e carga até o teto)

Tanque de combustível: 48 litros

Desempenho

Velocidade máxima:

160 km/h (gasolina)

161 km/h ( álcool)

0 a 100 km/h:

14,8 s (gasolina)

14,6 s (álcool)

Consumo:

Ciclo urbano:

12,7 km/l (gasolina)

8,9 km/l (álcool)

Ciclo estrada:

16,6 km/l (gasolina)

12,2 km/l (álcool)

Voltar ao topo