Mistura de van com furgão e utilitário esportivo, o Doblò não aceita meio-termos: ou tem fanáticos de carteirinha ou histéricos opositores.
Seu “design” à primeira vista pode ser exótico, mas com o tempo podemos até ver coerência em suas linhas.
Se não foi desta vez que o patinho
feio da Fiat virou cisne, pelo menos agora não passa vergonha perto dos pavões. Com 90% do mercado das “multivans” (no qual também briga o Renault Kangoo), a montadora italiana parece virar suas baterias para o segmento das minivans (como a Chevrolet Zafira). Não por acaso, todas as versões a partir da 1.4 ELX saem de fábrica com um sexto banco – e ainda assim, sobram consideráveis 665 litros no porta-malas.
A traseira ganhou novas lanternas. De lado, o Doblò reestilizado pouco mudou. As grandes portas corrediças continuam lá, e nos convidam para conhecer de perto o interior da versão 1.4 ELX avaliada pelo Jornal do Automóvel. E foi por uma delas que entramos antes de nos depararmos com um verdadeiro salão de festas. Painel com instrumentos de fácil leitura.
Além disso, quem viajar ali pegará uma sauninha, pois não há saídas de ar-condicionado.
O acabamento está longe de ser luxuoso, mas convence. Não há rebarbas ou peças mal encaixadas, mas a simplicidade impressiona.
Tem excelente posição de dirigir (mesmo sem haver a regulagem de altura no assento do motorista), boa localização da alavanca de transmissão, que tem engates certeiros, e agradável ventilação interna (as janelas grandes proporcionam isso).
Analisamos o Doblò 1.4 Flex com olhos de quem vê um carro menos pela estética e mais pela praticidade. Afinal, não é moleza acomodar num porta-malas bercinhos desmontáveis, carrinhos de bebê, cercadinhos e todas as outras traquitanas infantis…
Mas pais devem dirigir como pais, ainda mais em veículos com proposta familiar. Os 86 cv dão conta do recado.
Basta que o motorista não tenha pressa. No Doblò 1.4, o melhor é seguir os caminhões e pedir passagem… Mas quem compra um Doblò quer mesmo sair de casa sem deixar para trás as muitas coisinhas úteis (e inúteis) de seu filho… O Doblò é, sem dúvida, uma multivan para uso familiar.
Motor
Posição: Transversal, dianteiro
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.368 cm³
Potencia: 85 cv / 5.750 rpm (gasolina) – 86 cv / 5.750 rpm (álcool)
Torque: 12,4 kgfm/3.500 rpm (gas.) – 12,5 kgfm/3.500 rpm (álcool)
Ignição: Magnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Combustível: Gasolina/Álcool
Suspensão
Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com barra estabilizadora
Direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Tanque: 60 ,litros
Velocidade: 150 km/h (gasolina) e 151 km/h (álcool)
Aceleração: 0 a 100 em 15,7 s (gasolina) e 15,5 s (álcool)
Consumo
Estrada: 14,4 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (álcool)
Cidade: 12,2 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (álcool)