A Fiat Automóveis comemora este mês 28 anos de operação no Brasil, com um total de R$ 15 bilhões de investimentos acumulados em seu parque industrial. Desde o início de suas operações no Brasil, mais de 8,3 milhões de veículos foram produzidos na fábrica de Betim, em Minas Gerais, dos quais cerca de 30% destinados à exportação, fazendo da montadora uma das maiores exportadoras do País.

O Brasil é o mais importante mercado da montadora, depois da Itália, e responde por 20% da operação mundial da marca, com cerca de 400 mil veículos produzidos a cada ano. São mais de 17 mil pessoas trabalhando diariamente dentro do complexo, dos quais 8 mil são empregados diretos, com uma produção de cerca de 1.800 automóveis por dia. Além disso, conquistou a liderança do mercado brasileiro em 2001, 2002 e 2003.

Para se consolidar como o principal pólo da indústria automotiva fora do tradicional ABC paulista e uma das principais marcas do mercado, a Fiat Automóveis apostou na formação de parcerias fortes com a rede de fornecedores e com os concessionários. Na chegada da empresa ao Brasil, Minas Gerais não tinha mão-de-obra especializada. Muitos dos primeiros operários vinham de atividades rurais e receberam treinamento para entrar na nova atividade profissional. A fábrica começou a produção de um único modelo com 323 fornecedores de peças e componentes, dos quais 12 estabelecidos em Minas Gerais. A partir do fim da década de 80, a montadora atraiu para o Estado dezenas de novos fornecedores, transformando Minas Gerais no segundo maior pólo automobilístico do País, o que possibilitou a revolução na logística industrial brasileira com a implantação do sistema “just in time”.

Em abril de 1996, a entrada da gama Palio, o primeiro carro mundial lançado no Brasil antes do mercado global, serviu como certificação da maioridade da indústria mineira de autopeças. No território mineiro estão mais de 70% das compras feitas pela Fiat. Hoje são mais de 100 plantas produtivas de fornecedores instaladas no Estado, de um total de 200 fornecedores.

Da linha de produção em Betim saem Mille Fire, Palio, Palio Weekend, Palio Adventure, Siena, picape Strada, picape Strada Adventure, Stilo, Marea, Marea Weekend, Doblò, Doblò Adventure e Fiorino furgão. Em Sete Lagoas, na fábrica Iveco Fiat, os modelos Ducato e Ducato furgão. O desafio de 1976 ficou evidente quando começou a se formar a Rede Fiat. Hoje são mais de 580 pontos de atendimento, sendo mais de 300 concessionárias para os clientes da marca em todo o País.

continua após a publicidade

continua após a publicidade