Fiat apresenta o seu novo sedan Linea

Para brigar no disputadíssimo mercado dos sedãs médios, agora a Fiat coloca o Linea, modelo que deriva mais de um compacto (o Punto) do que de uma plataforma de médio.

Como antídoto às afirmações de que o Linea seria um Punto sedã, foi que o diretor de engenharia de produto da Fiat, Claudio Demaria, afirmou na convenção de lançamento que apenas o pára-brisa e a porta-dianteira são iguais aos do Punto.

O Linea é um projeto mundial totalmente novo, porém o modelo do Brasil recebeu características específicas para o gosto do consumidor brasileiro. Comecemos pelo “design” do Línea, que apresenta um conjunto harmônico, onde os faróis de dupla parábola compõem uma frente imponente, onde se destaca sua grade cromada.

A linha da carroceria segue com fluidez até a lanterna traseira, que se integra ao pára-lama, pára-choque e tampa do porta-malas. Sua linha de cintura alta proporciona esportividade ao modelo.

A traseira marcante do Línea será facilmente identificada pelos motoristas. A tampa do porta-malas não tem fechadura.

Sua abertura pode ser feita apenas pela parte interna do carro ou pela chave de ignição. O Linea oferece espaço interno bem resolvido e com bom acabamento.

A combinação de cores e materiais na parte interna depende da versão. Para o Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic os estilistas optaram pelo cinza, presente nos bancos em veludo e em detalhes do painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege e o painel acompanha o padrão.

E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, com vários detalhes cromados.

No banco traseiro, um bom espaço para dois adultos e uma criança. Dependendo da versão o Linea pode receber um dos dois quadros de instrumentos desenvolvido para ele.

São duas grafias diferenciadas: para o 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute há uma grafia requintada e o quadro pode vir com um “display” de 3 linhas ou com a tecnologia “dot matrix” (quando equipado com o Blue&Me NAV).

A versão T-jet tem uma grafia mais esportiva e o “display” sempre na configuração “dot matrix”. Todos os comandos estão à mão do motorista e são de fácil visualização.

De acordo com a Fiat, o Linea do Brasil está sendo produzido na fábrica de Betim (MG) com quatro versões e duas motorizações: 1.9 16V (R$ 60.900,00), 1.9 16V Dualogic (R$ 63.900,00), Absolute com motor 1.9 16V Dualogic (R$ 68.640,00) e T-Jet com motor 1.4 Turbo (R$ 78.900,00).

O Linea conta com moderno sistema de navegação por satélite (GPS) instalado em seu painel, com comunicação por voz. São mais de 111 cidades mapeadas em todo território nacional. (BN)