A Ferrari divulgou as primeiras fotos oficiais do F430 Spider, cuja estréia mundial será no Salão de Genebra (Suíça), no início de março. Esta versão conversível do Ferrari F430 substituirá a do F360 Spider, e será apresentada ao público no Geneva Show 2005, entre 3 e 13 de março.

continua após a publicidade

O novo conversível da marca, assim como o cupê, agrega detalhes técnicos e traços dos monopostos da Fórmula-1. Entre eles, diferencial eletrônico, que aprimora a dirigibilidade e o controle de tração e qualquer posição de pista, e o ?manettino?, dispositivo pelo qual o motorista ajusta diversas funções mecânicas do carro por intermédio de um botão no console central. Como se pode ver a Formula-1 continua inspirando o desenvolvimento dos carros de rua da montadora.

ja581.jpgEm relação ao cupê, o estilo não mudou. E após exaustivos testes, as laterais traseiras receberam novas e amplas tomadas de ar, que enfatizam o desenho musculoso do esportivo, além de um novo pára-choque que incorpora um difusor derivado das competições. Estas linhas foram inspiradas na Ferrari de Fórmula-1 que venceu o campeonato de 1961. O acabamento do interior foi concebido pela Pininfarina.

A capota é automática (com acionamento elétrico), compacta e, quando aberta, permite que os ocupantes vejam o motor através de peça de plástico transparente. O F430 tem arcos fixos atrás dos assentos como elemento de segurança em caso de capotamento.

continua após a publicidade

O propulsor da bela ?macchina?, um V8 4.3 litros, de 490 cv de potência a 8.500 rpm leva o esportivo a 310 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Para conter este bólido, a tarefa foi confiada aos discos de carbono-cerâmica com 380 mm na dianteira, ?mordidos? por pinças de seis pistões e de 350 mm na traseira, com pinças de 4 pistões, todos com ABS e EBD.

E para alegria dos fãs de Fórmula-1, as trocas de marchas também podem ser feitas por intermédio das hastes colocadas atrás do volante (F1 Paddle Shift).

continua após a publicidade