Ferrari 458 Itália é a sucessora da F430

As primeiras imagens da F458 Itália, a sucessora da F430, foram reveladas pela Ferrari.

O modelo, que não é a porta de entrada para os esportivos da marca desde o lançamento a Califórnia, em maio de 2008, será apresentado ao público no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.

Como foi tradição nas antecessoras 308, 328 e 348 e abandonado na F355, 360 Modena e F430, o nome deriva da capacidade cúbica do motor e do número de cilindros.

Um V8, com injeção direta e colocado em posição central traseira, tem 4,5 litros e entrega 570 cv (cavalos) de potência a 9.000 rpm. São 127 cv por litro, a maior potência específica de todos os modelos aspirados fabricados atualmente. O torque máximo de 55 kgfm chega aos 4.000 rpm.

Sua carroceria é construída em alumínio. Suas linhas remetem às sucessoras com pitadas da linha atual da Ferrari. Os faróis dianteiros são iluminados por LEDs, enquanto que as lanternas circulares são salientes. As laterais se destacam pela bela combinação de vincos. Mesmo sem aerofólio, o desenho da traseira permite sustentação negativa de 140 quilos a 200 km/h.

O painel da F458 Itália traz os comandos deslocados para perto das mãos do motorista, misturando mostradores analógicos e digitais. O volante abriga os comandos de seta, além do botão de partida e do Manettino, usado para escolher as configurações de desempenho do carro.

E seu câmbio automatizado tem duas embreagens, permitindo trocas em 0,6 segundos. Para acelerar de 0 a 100 km/h são necessários apenas 3,4 segundos e sua velocidade máxima é de 325 km/h. Parte desse desempenho pode ser creditado à nova caixa de marchas, com 7 velocidades e duas embreagens, também utilizada pela Califórnia.

De acordo com a Ferrari, o consumo médio da F458 é de 7,3 km/l, o que pode ser considerado bom para um esportivo de tamanha potência. O modelo é equipado com central eletrônica inédita, com capacidade de avaliar a aderência do piso em que o carro está rodando, controla a suspensão, o diferencial eletrônico e a atuação dos freios com sistema ABS.

O resultado desse novo sistema se reflete na eficiência da frenagem: o modelo para totalmente vindo a 100 km/h em apenas 32,5 metros. As rodas de 20 polegadas calçam pneus 235/35 na dianteira e 295/35 na traseira.

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