Férias: revise a moto antes de pegar a estrada

Nada melhor que aproveitar as férias viajando de motocicleta. Mas, para que tudo corra bem, sem imprevistos, é necessário adotar procedimentos fundamentais. O vestuário a ser utilizado, por exemplo, deve incluir capacetes e roupas claros, que facilitam a visualização por outros motoristas, além de calças e jaquetas confeccionadas com tecido grosso, como “jeans” ou couro. Botas e luvas não devem ser esquecidas, bem como a capa de chuva. A bagagem deve estar disposta o mais próximo possível do centro de gravidade, permitindo, dessa forma, um perfeito equilíbrio.

Ao programar o roteiro, é importante conferir a existência de postos de combustível e restaurantes no caminho. A cada parada para abastecer, recomenda-se checar o nível do óleo e a calibragem dos pneus. No caso de viagem com garupa, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra, especificada no Manual do Proprietário. Deve-se atentar também para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar. O primeiro deve ser trocado a cada 6.000 quilômetros – uma precaução para não comprometer a lubrificação do motor. Já o filtro de ar, por absorver muitas impurezas, tem de ser limpo para evitar maior desgaste dos anéis e cilindros do motor.

Antes de uma viagem, outros itens também devem ser averiguados. Todas as luzes da motocicleta, incluindo piscas, lanterna, farol, painel e freio devem estar funcionando. A mesma atenção deve ser dada à análise dos cabos da embreagem, do acelerador e do sistema de freio, que têm de estar devidamente regulados e lubrificados. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda observar o nível do fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. O nível de solução da bateria (se não for selada) também deve ser checado. Caso esteja baixo, é necessário adicionar água destilada.

Parar a cada 90 minutos para movimentar os músculos ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. Alongar-se durante as paradas e fazer exercícios de relaxamento também são formas de garantir maior comodidade ao piloto, além de melhorar seu rendimento. É importante que o usuário leve consigo um “kit” extra, composto de jogo de ferramentas, câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira.

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