Fabricante de rodas se volta para as montadoras

A empresa nacional Alujet, fabricante de rodas automotivas feitas em ligas de alumínio, está ampliando sua atuação no mercado, também como fornecedora das montadoras de veículos, instaladas no Brasil e no exterior. O novo posicionamento da empresa, que sempre foi líder no setor de reposição, fornecedora da marca Binno no Brasil e exterior, vem ao encontro da nova tendência de verticalização dessas rodas especiais, antes um acessório, e hoje em dia cada vez mais um item original de fábrica, tamanha sua aceitação e benefícios técnicos.

Também no Brasil, todos os novos modelos de carros e picapes tem a opção delas, e apenas quatro fabricantes estão capacitados a fornecê-las sob o rigoroso controle de qualidade das montadoras. Entre eles está a Alujet, que já as fornece para a General Motors para a linha de montageme para setor conhecido como PA (Products and Acessories), para venda em suas concessionárias, como acessórios originais.

E a empresa vem participando de várias concorrências como fornecedora OEM, diretamente para as linhas de montagem, entre elas as da Ford, onde há também a perspectiva do fornecimento para as suas fábricas na Europa. Somando-se às possibilidades dos negócios com a Volkswagen e outras montadoras, a empresa quer alcançar, já em 2003, a marca dos 65% da produção voltada para esse mercado OEM.

Os investimentos que concorreram para a mudança pretendida vão além dos esforços nas áreas de controle de qualidade, como a conquista de certificações ISO 2001 e QS 9000. Destaca-se também a implantação, em seu parque industrial de Vinhedo-SP, de tecnologia como a das células robotizadas, que permitiram a produção em larga escala e com baixíssimo índice de refugo.

Voltar ao topo