Fábrica da BMW deve ser inaugurada em setembro

Será inaugurada neste ano a fábrica da BMW em Araquari (SC), com capacidade para 32 mil veículos. Outros dois projetos previstos para 2014, o da também chinesa JAC Motors na Bahia e o da nova unidade da Fiat em Pernambuco ficaram para 2015, quando estão previstas também as unidades da Honda em Itirapina (SP), da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), assim como o início da produção da Audi no Paraná. Em abril, a Nissan inaugurou fábrica no Rio de Janeiro.

A fábrica da alemã BMW será inaugurada em 30 de setembro, já com produção em série. O prédio principal, que abriga a linha de montagem e área de logística está em fase final, informa Gleide Souza, diretora de relações governamentais.

As áreas de pintura e solda só entram em operação em 2015. O primeiro modelo a ser produzido é o Série 3. A cada três meses será introduzido um novo carro, sendo a sequência com X1, Série 1, X3 e Mini Country. Entre os fornecedores estão a Benteler (peças do conjunto do motor) e a Lear (bancos).

O grupo já tem 180 funcionários em treinamento e pretende chegar a 800 até dezembro. Quando operar em dois turnos, daqui a um ano, empregará 1,3 mil funcionários, diz Gleide.

Assim como o executivo da Chery, Gleide vê com preocupação o cenário atual do mercado brasileiro, mas enxerga a situação “como pontual” por tratar-se de um ano atípico, com Copa e eleições. “Não serve como parâmetro”, afirma.

De janeiro a maio a BMW vendeu 6.049 veículos, 24,5% a mais que em 2013. O mercado total de automóveis e comerciais leves caiu 5,2% no período.

A Honda, que só abre sua segunda fábrica no País na segunda metade de 2015, em Itirapina (SP), tem 55% da parte de terraplenagem concluída e, em paralelo, já realizou 20% da obra da área fabril. A unidade terá capacidade para 120 mil carros/ano, começando com o SUV Vezel.

O grupo japonês vai introduzir diversas melhorias tecnológicas em relação à unidade de Sumaré (SP), aberta em 1997.

“Uma delas é na área de estamparia que, em vez de quatro processos para transformar a chapa em porta terá apenas três”, informa Otávio Mizikami, diretor de produção. A técnica começou a ser usada no ano passado no Japão.

A solda também será mais eficiente com o uso de robôs desenvolvidos pela própria Honda que são mais leves e movimentam as pinças com mais rapidez. Ao todo, o processo produtivo da nova unidade será 30% mais eficiente que o da atual, calcula Mizikami. “Na pintura vamos aplicar novo conceito que elimina uma camada de tinta”, acrescenta ele. O processo convencional exige quatro camadas e este terá três.

A fábrica da Fiat, também para 2015, está com 85% do formato final. O parque terá 12 edifícios que abastecerão a linha de montagem com 17 fornecedores. Terá linha de prensas, funilaria, pintura, montagem e um edifício dedicado à metrologia e qualidade. A capacidade será de 250 mil veículos ao ano e o primeiro será o Jeep Renegade. As obras das demais fábricas estão em fase de terraplenagem, com exceção da Audi, que vai usar as instalações da Volkswagen. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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