Euro Import venderá linha Jaguar em Curitiba

A partir deste mês, as concessionárias Euro Import passam a vender os veículos da linha Jaguar no Paraná. Em Curitiba, o consumidor vai encontrar os modelos da marca na Euro Import Land Rover. Esse é o primeiro passo da Jaguar no processo de expansão de sua atuação dentro do mercado brasileiro, anunciado no fim de outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Segundo John Peart, diretor de Operações Jaguar Land Rover, agora a marca está em cinco pontos de vendas no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. O objetivo, completa, é chegar a 11 cidades até o fim de 2013.

A Jaguar comercializa três modelos no país: a linha de sedãs XF, o esportivo XK e o super luxuoso XJ. Os preços variam de R$ 219 mil até R$ 620 mil. A marca britânica atua no segmento de veículos premium e, por isso, o volume de vendas é menor. Este ano, de acordo com Peart, devem ser vendidas de 80 a 90 unidades em todo o país. Para o ano que vem, com o aumento dos pontos de vendas, a expectativa é chegar a 350 carros vendidos.

Ricardo Ribeiro da Cunha Pereira, diretor da Euro Import, diz que o Paraná deve responder por 10% dessas vendas, ou seja, 35 unidades. O estado detém atualmente 9% do total de veículos premium comercializados no Brasil entre janeiro e outubro de 2012, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pereira explica que a equipe de vendas e pós-vendas da Land Rover está preparada para atender os clientes Jaguar.

O maior volume de vendas será do sedã XF, equipado com motor V6 de 3.0 litros Supercharged, com 340 cavalos de potência. O câmbio é de oito velocidades e o modelo conta com o sistema que aposenta a alavanca de câmbio, dando lugar a um botão giratório que se “levanta” quando o carro é ligado. O motorista pode optar, ainda, pela troca manual por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

O sedã XJ é vendido no Brasil com a motorização a gasolina. O propulsor de 5.0 litros V8 desenvolve 510 cavalos de potência. O câmbio é automático de seis velocidades e acionado pelo botão giratório, como no caso do XF. O esportivo XK também carrega o motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cavalos. É o modelo mais rápido da Jaguar já produzido para as ruas.