Estudantes curitibanos criam resfriador de óleo

Três jovens estudantes de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Positivo UnicenP (Carlos Augusto Leal, Paulo Muller de Aguiar Neto e Luiz Gustavo Vieira Rodrigues), estão lançando no mercado uma novidade que ajudará os proprietários de automóveis a aumentar a vida útil do motor do carro em até 25%.

O nome “Hot Stop” define bem a função do produto, que serve como resfriador do óleo do motor. A peça é um cilindro composto por aletas, que aumentam sua área externa. Encaixado ao filtro de óleo do veículo, este cilindro aumenta a funcionalidade do resfriamento do óleo.

Hot Stop

De acordo com os jovens empreendedores, quase um terço do calor produzido por um motor precisa ser removido por dois sistemas de arrefecimento, que são originais do veículo. Um deles é o sistema do “radiador de água”, que refrigera o cabeçote, o coletor de admissão e o bloco. A segunda função, que é dissipar o calor do restante do motor, composto por virabrequim, bronzinas, comando de válvulas, tuchos, bielas e pistões, são lubrificados e refrigerados somente pelo óleo do motor.

A temperatura ideal de operação do óleo lubrificante, de acordo com os futuros engenheiros mecânicos, deveria ficar entre 83ºC e 93ºC. Como a maioria dos motores modernos funciona com a temperatura variando entre 93ºC e 105ºC, este superaquecimento, comum em automóveis que circulam muito em centros urbanos com grande fluxo de trânsito, as peças do motor acabam sendo sobrecarregadas e desgastam-se rapidamente, lembram os acadêmicos.

Com o novo acessório, a temperatura do óleo poderá baixar até 3ºC. Este índice pode parecer pequeno, mas se considerarmos que a temperatura superior a 105ºC faz o óleo perder a função lubrificante, detergente e de refrigeração, os três graus a menos fazem uma diferença significativa.

Outra vantagem é a facilidade de instalação do resfriador e o custo/benefício. Uma chave de fenda é suficiente para instalar o produto. O preço final pode variar entre R$ 30,00 e R$ 40,00. O lançamento do Hot Stop aconteceu durante a última etapa do Campeonato de Arrancada, realizada no último fim de semana no Autódromo do Paraná, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Voltar ao topo