Estreia de diversos modelos no Salão de Paris

Depois de ter recebido mais de 1,2 milhão de visitantes em sua última edição, realizada em 2010, a edição do Salão de Paris deste ano, que ocorre de 29 de setembro a 14 de outubro, terá a presença de 214 marcas de 18 países diferentes. A boa notícia é a de que fabricantes de diferentes nacionalidades já agendaram suas estreias mundiais para os dias do evento, muitas das quais também virão para o nosso mercado.

Novo Kia Sorento

É o caso do novo Kia Sorento, que fará sua estreia mundial em Paris, para em seguida ser apresentado ao público brasileiro durante o Salão de São Paulo, de 24 de outubro a 4 de novembro. As vendas na Europa começam em setembro, enquanto os emplacamentos no Brasil ocorrerão no primeiro trimestre de 2013, segundo a marca. Visualmente, o utilitário esportivo coreano teve redesenhados os faróis, para-choque e grade, formando um conjunto mais harmônico. Atrás, lanternas que invadem a tampa do porta-malas, com para-choque igualmente redesenhado. Internamente, o SUV tem painel de instrumentos com velocímetro, conta-giros e medidores de combustível e temperatura em mostradores separados. Entre os equipamentos, destaque para retrovisores com detector de objetos no ponto-cego, sistema de auxilia nas manobras e bancos dianteiros ventilados e traseiros aquecidos. Com plataforma compartilhada com o Hyundai Santa Fé, o novo Kia Sorento terá motores de 2.4 litros (retrabalhado, pulou para 192 cavalos e 24,7 kgfm de torque) e 3.5 litros V6, de 280 cv. A transmissão é automática, de seis velocidades.

Land Rover

A Land Rover irá promover a estreia da 4ª geração da Range Rover. Com novo desenho e pesando bem menos do que a geração anterior, o utilitário esportivo em sua linha 2013 será produzido na nova planta de Solihull, no Reino Unido, de onde sairá para mais de 160 mercados, incluindo o Brasil. De acordo com as informações liberadas pela marca britânica, o jipão de luxo permanece com grandes dimensões, porém, em função da nova carroceria, agora feita de alumínio, passou por um regime e dependendo do mercado e das especificações esta perda de peso pode representar até 442 quilos a menos do que a versão anterior. Pelo lado da mecânica, a Land Rover destaca o novo trabalho na suspensão a ar, deixou o utilitário mais estável e ágil. Quanto aos motores, serão três opções: 3.0 V6 e 4.4 V8, movidos a diesel, e um 5.0 V8 sobrealimentado, a gasolina sempre acompanhados por uma transmissão automática de oito velocidades. A cabine segue os padrões do modelo atual, mas com novos materiais e novos equipamentos entre eles uma tela central de oito polegadas.

Toyota Auris

A Toyota irá mostrar a nova geração do Auris, que segundo a marca passou por evoluções dinâmicas e estéticas e que será vendido apenas no começo de 2013. As alterações estéticas passam pelos faróis (mais afilados) e incluem novos capô, para-choque e grade, que juntos dão ar mais esportivo ao hatch. A traseira também passou por sensíveis transformações, especialmente nas lanternas na horizontal e no para-choque. Na lateral, uma nova linha de cintura redefine o estilo do carro. O modelo de entrada contará com motor 1.3 litro, enquanto as opções 1.6 e 1.4 a diesel serão oferecidas posteriormente em versões de nível superior. O Auris também tem uma versão híbrida.

Opel Adam

A General Motors, através da sua divisão alemã Opel, vai atacar com o compacto premium Adam, que irá competir com Fiat 500, MINI Cooper e Citroën DS3. Suas vendas começam em janeiro de 2013. Segundo dados da Opel, ele mede 3,70 metros de comprimento e 1,74 m de largura. Ainda assim, ele pode transportar até quatro pessoas, sendo que no banco traseiro os es,paços são individuais. Quando chegar ao mercado o Adam será oferecido com três opções de motor a gasolina: 1.2 de 70 cv e 1.4 de 87 cv ou 100 cv, todos com transmissão manual de cinco marchas. O carrinho da Opel será o único produto de sua categoria a contar com Park Assist, que realiza manobras de estacionamento sem interferência do motorista no volante.

Citroën DS3 Airflow

A gama de carros de imagem da Citroën ganhará mais um representante em breve. Trata-se da versão conversível do compacto DS3, que é chamado de Airflow pela imprensa especializada na Europa. Em sua gama de motores podem aparecer o THP 1.6 16V turbo de 150 cv, além de outro 1.6 a diesel de 108 cv. Na mira do hatch francês estão o próprio Fiat 500C e o Mini Cooper Cabriolet. Suas vendas na Europa estão programadas para começar no decorrer de 2013.

Renault Clio

A quarta geração do Clio será o grande lançamento da Renault. Remodelado de uma ponta a outra, o novo modelo não só ficou mais atraente pelo lado visual como também evoluiu na parte mecânica, com destaque para os motores de baixo consumo. A versão de entrada do carro tem um motor semelhante ao de motocicletas grandes, porém bem mais avançado. Trata-se de um pequeno bloco de 900 cm3 (0.9 litro) com apenas três cilindros e equipado com sistema de injeção direta de gasolina e turbocompressor para gerar 90 cv e 15,2 kgfm de torque, o que segundo a Renault é equivalente ao desempenho de um propulsor 1.4. Seu consumo é digno de elogios: 22,3 km/l.

Jaguar F-Type

A Jaguar também escolheu Paris para ser o palco do lançamento mundial do inédito F-Type. O veículo é um conversível de pequeno porte e com apenas dois assentos, mas com uma boa quantidade de cavalos de potência debaixo do longo capô. O novo modelo da marca inglesa terá versões com motor 3.0 V6 de 340 cv ou 380 cv e o top de linha com propulsor 5.0 V8, possivelmente com mais de 500 cv. Todos as opções do esportivo terão câmbio automático sequencial de 8 marchas com tração sempre no eixo traseiro.

Voltar ao topo