Escolha difícil: Zafira ou Picasso

zafira01131207.jpgQuando a GM do Brasil e a Citroën resolveram lançar suas minivans (Zafira e Picasso), sabiam que iriam atender um segmento muito especial do mercado: o das famílias, consumidores que não abrem mão de espaço interno, muito menos da posição elevada de dirigir. E assim, desde 2001 disputam essa importante fatia do mercado.

E essa disputa continua. O Picasso 2008 (que recentemente passou por mudanças de estilo) vem enfrentando o Zafira 2008 (foto ao lado), que recentemente ganhou a versão Expression. Ambos têm câmbio automático de quatro velocidades e motor 2.0 litros ?flex? que pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina. E assim os detalhes podem influenciar na preferência dos consumidores no momento da compra.

O Picasso tem a seu favor ?design? arrojado, motor (10 cavalos) mais potente que o da Zafira, é mais alto, tem maior distância entre-eixos, e conta com melhor visibilidade e melhor acabamento. Por outro lado, a minivan GM é mais comprida, tem ar-condicionado digital, sete assentos e motor ?flex?. E seu preço sugerido é menor. Quanto ao estilo, a escolha depende de cada um. O Picasso tem formas mais arredondadas, enquanto a Zafira tem desenho conservador e muito parecido com o do Astra na parte dianteira.

picasso01131207.jpgPor contar com regulagem de altura e lombar no banco do motorista, o interior do Picasso (foto ao lado) é diferenciado. Oferece melhor posição de dirigir, além de o motorista ter os comandos mais próximos da mão. Exemplo disso é a posição do câmbio, que fica alojado no centro do painel. Outros diferenciais: o Picasso tem ampla área envidraçada, câmbio com modo seqüencial de quatro marchas, painel de instrumentos digital, computador de bordo, quatro ?airbags? (frontais e laterais) e freios ABS com EBD. Mas ressaltamos que o contagiros faz falta e a localização dos mostradores no centro do painel obriga o motorista freqüentemente a desviar os olhos para a direita.

Com preço sugerido de R$ 67.800,00, a Zafira Expression é opção mais em conta para o consumidor, pois tem dois ?airbags? a menos que a minivan da montadora francesa e não possui nem freios ABS com EBD de série. E estes itens não estão disponíveis como opcionais. Em compensação, o modelo traz freios a disco nas quatro rodas, além de a versatilidade do interior do modelo GM ser indiscutível. São 28 configurações possíveis e as operações de recolher e levantar os bancos são feitas com facilidade.

O Picasso é equipado com motor 2.0 litros 16V capaz de gerar 138 cv de potência a 6.000 rpm. E a Zafira com motor 2.0 l 8V Flexpower potência de 121 cv (gasolina) e 128 cv (álcool). Quanto ao desempenho, as duas minivans se equiparam, com leve vantagem para a de origem francesa. Mas isto, bem como a economia de combustível, depende da maneira de dirigir de cada um e, portanto, não se discute. Melhor mesmo é procurar revendas das marcas e agendar um ?test-drive? antes de comprar. (BN)

Ficha técnica

zafira02131207.jpgZafira

MOTOR

Dianteiro, transversal, 2.0 litros Flexpower SOHC, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível

Potência:  121 cv (gasolina) e 128 cv (álcool), ambos a 5.200 rpm

Torque: 18,318 kgfm a 2.600 rpm (gasolina) e 19,6 18 kgfm a 2.400 rpm (álcool)     

Cilindrada: 1.998  cm3

Transmissão

Automático de quatro velocidades

Suspensões

Independente, tipo McPherson, com subframe, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, braço de controle inferior e barra estabilizadora na dianteira, e tipo eixo rígido, molas tipo barril, amortecedores pressurizados, braço de controle integrado na traseira

Freios

A disco ventilado na frente, e a disco sólido atrás

CAPACIDADES

Porta-malas: 150 / 1.700 litros

Tanque: 58 litros

Dimensões

Comprimento:  4,33

Largura :   1,99

Altura :  1,68 (com bagageiro de teto)

Entre-eixo :  2,70

Peso :  1.405kg

Valor

A partir de R$ 67.800,00

Picasso

picasso02131207.jpgMOTOR

Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, gasolina

Potência:  138 cv a 6.000 rpm

Torque: 20 kgfm a 4.100 rpm       

Cilindrada: 1.998  cm3                                                                                   

Transmissão

Automático de quatro marchas com modo seqüencial

Suspensões

Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora na dianteira, e eixo com braços longitudinais, independentes, com barra de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira

Treios

A disco ventilado com sistemas ABS e EBD na frente, e a tambor atrás

CAPACIDADES

Porta-malas: 550 / 1.969 litros

Tanque: 55 litros

Dimensões

Comprimento:  4,27 m

Largura :   1,75 m

Altura :  1,66 m

Entre-eixo :  2,76 m

Peso :  1.326 kg

Valor

A partir de R$ 68.180,00

Voltar ao topo