Equipe Volkswagen vence o Rali Dakar

O piloto Carlos Sainz e seu navegador, Lucas Cruz, pilotando um Volkswagen Race Touareg, foram os grandes vencedores da edição 2010 do Rali Dakar, a prova off road mais exigente do mundo.

Sainz, que repetiu a vitória obtida no ano passado, capitaneou a equipe da Volkswagen na obtenção dos três lugares no pódio: o segundo lugar ficou com o catariano Nasser Al-Attiyah e seu navegador alemão, Timo Gottshalk e o americano Mark Miller e o navegador neozelandês Ralph Pitchford ficaram com a terceira colocação.

Al-Attiyah venceu o último estágio da prova, com 206 km de extensão, chegando 36 segundos à frente do carro de Sainz. O resultado não foi suficiente, porém, para garantir o título – no cômputo geral, a vantagem de Sainz, que terminou o Dakar em 47 horas e 10 minutos, foi de 2m12s.

Miller terminou o rali 35 minutos e 51 segundos atrás do líder. No início da etapa, no sábado passado, um dos trechos mais rápidos do Dakar, a vantagem de Sainz sobre Al-Attiyah era de 2m48s. No trecho anterior, os dois primeiros colocados disputaram entre si arduamente, com os carros chegando a se tocar durante o percurso.

Os pilotos

O campeão do Rali Dakar 2010, o espanhol Carlos Sainz, de 48 anos, é um veterano em ralis, categoria em que começou a competir há 30 anos. Além da vitória no Dakar, no ano passado, sua carreira inclui dois títulos de campeão mundial de rali, em 1990 e 1992 e um no campeonato mundial de rali cross-country, em 2007, entre dezenas de outros resultados importantes.

Nasser Al-Attiyah, o segundo colocado, tem 39 anos e nasceu no Catar, onde foi campeão nacional de rali em 1990. Entre suas conquistas internacionais estão os campeonatos de rali para carros de série da FIA, em 2006, e o campeonato mundial de rali cross-country, em 2008.

O carro

O Race Touareg é um carro desenvolvido especialmente pela Volkswagen Motorsport para participar de ralis off road. Ele tem uma estrutura de tubos de aço e sua carroceria, feita de fibra de carbono, pesa pouco mais que 50 quilogramas.

O carro é impulsionado por um motor Volkswagen TDI, turbodiesel, com cinco cilindros e 280 cv, acoplado a um câmbio seqüencial com cinco marchas. A tração é permanente nas quatro rodas e a suspensão, independente, conta com dois amortecedores em cada roda e tem curso de 25 cm.

Em terrenos favoráveis, o Race Touareg supera os 200 km/h e, para conforto do piloto e navegador, mesmo nas regiões mais quentes, o carro conta com sistema de ar condicionado.

Voltar ao topo