Até porque, os mais modernos aparelhos chegam ao mercado com propósitos que ultrapassam a simples reprodução musical. Conectividade com telefonia Bluetooth, interatividade com DVDs players ou um ?chip? para aceitar um iPod são itens comuns nos novos sistemas de entretenimento automotivo. Um dos primeiros carros a usar esta tecnologia no Brasil foi o Fiat Stilo, em 2006, com a série Connect. Recentemente a Renault lançou o Sandero Nokia, que vem com sistema de viva-voz com aparelhos celulares da marca finlandesa.
Como aconteceu com o toca-fita, a tendência é diminuir o uso de discos. No ano passado, estima-se que foram vendidos 2,5 milhões de rádios automotivos em todo o País. Deste montante, cerca de 95% tinha algum tipo de conectividade ? indo desde uma entrada auxiliar até o Bluetooth. Mesmo quem compra um veículo de entrada quer estar ?conectado?.
A grande tendência apontada pelas empresas do setor é mesmo a convergência para vídeo. O que inclui não apenas DVD e sistema de som, mas também TV e rádio digitais. Os aparelhos estão ficando mais baratos, reflexo da queda do dólar e do aumento da concorrência. Um aparelho de GPS para carro não saía por menos de R$ 2.000,00 em 2006. Hoje, se encontra navegadores por menos de R$ 1.000,00. É… não se pode ignorar o progresso, quando a cada dia que passa a tecnologia e a informática se integram em nossa vida.