Em Curitiba, Renault apresentou seus modelos elétricos

Aproveitando a paisagem do Parque Barigui em Curitiba, a Renault apresentou seus modelos elétricos, o sedã Fluence Z.E e o pequeno Twizy, para convidados e concessionários. Os dois modelos que já rodam na Europa, onde existem mais de 20 mil pontos de recarga da bateria, estão cotados para serem lançados pelo grupo Renault-Nissan em 2013 no Brasil. É que existe uma grande possibilidade de o governo anunciar as novas alíquotas para o Imposto sobre Produtos Industrializados, igualando carros híbridos e elétricos a modelos flex com motor 1.0.

A versão do Fluence Z.E, já avaliada pelo Caderno do Automóvel em Portugal, no ano passado, é mais comprida do que a versão com motor a combustão, por conta do pacote de baterias atrás dos bancos traseiros. O visual, no entanto, é o mesmo e os veículos zero emissão são diferenciados ainda pela cor azul e inscrição Z.E. na tampa traseira. O painel de instrumentos dá informações sobre autonomia e pontos de recarga. Uma carga rápida é dada em menos de 30 minutos e rodando o carro se destaca pelo silêncio de seu conjunto mecânico. O motor elétrico possui 70kW de potência, o equivalente a 92 cavalos, e leva o carro até 135 km/h. O torque é de 22,6 kgfm e aparece logo nas primeiras rotações. A autonomia é de 185 km com carga completa das baterias. A alavanca da marcha indica as posições “frente, ré, ponto morto e estacionamento”.

Minicarro

Já o minicarro Twizy, que parece ser personagem de um desenho animado, é vendido na Europa desde o ano passado com preços a partir de 7 mil euros. Com dois lugares em fila (um na frente e outro atrás) o veículo tem três versões. A mais barata é a Urban 45, que, de acordo com as leis francesas, dispensa a carteira de habilitação. A segurança do motorista é garantida pelo cinto de segurança dianteiro com quatro pontos e airbag.

A marcha automática única do Twizy é selecionada no botão (há a posição Drive, além de Neutro e Ré), que deve ser apertado antes de se destravar o manche do freio de estacionamento. A aceleração é bem suave e silenciosa. Com motor de 17 cv, pode alcançar os 80 km/h e a sua autonomia é de até 80 quilômetros. Assim como no Fluence, a recarga das baterias pode ser feita em tomadas de 110V ou 220V.

Rodolfo Buhrer/Renault
Voltar ao topo