Ellypse é econômico, ousado e inovador

A Renault apresentando Salão de Paris, o extravagante e ao mesmo tempo dotado do que existe de mais moderno em tecnologia de ponta, o carro-conceito Ellypse. Para coroar a ação dos gênios projetistas, o Salão do Automóvel de Paris neste mês, com a promessa de que nada será como antes, depois que a exposição acabar.

Novas tendências surgem para o futuro e a Renault não deixaria escapar esta oportunidade e, para este evento, desenvolveu uma variante monovolume baseada na plataforma da futura geração Clio. Este protótipo tem algumas facetas interessantes, tais como algumas soluções bem singulares em relação à carroceria, um motor diesel experimental e uma instalação eletrônica muito avançada. Com o comprimento de um utilitátio, a altura de um pequeno monovolume e a largura de um sedan, o Ellypse poderá fazer muito sucesso na Europa.

A plataforma que será utilizada não será a do Clio atual, mas sim da futura geração do compacto francês, a mesma já utilizada pela Nissan no novo Micra. As suas medidas são peculiares: com apenas 3.930 mm de comprimento (é menor que a Scénic e o Chevrolet Meriva), é bem mais alto com 1.520m de altura e, sobretudo, é muito largo com 1.770mm de largura.

Em termos de versatilidade o carro dá “show” e o destaque fica para a ampla área de acesso ao interior, conferida pela abertura dupla das portas traseiras do lado direito, sem coluna intermediária. A utilização de materiais recicláveis e reciclados, como o polipropileno e o alumínio determina o peso do carro em apenas 980 kg. Em termos de eletrônica embarcada, os comandos mecânicos são substituídos pelo “drive-by-wire” (eletrônicos) e existe uma central multifunções, similar ao sistema “i-Drive” que vem no Série 7 da BMW, onde está boa parte dos comandos do veículo. Através de um monitor, pode-se consultar o manual do proprietário.

Motor elétrico

Sob o capô, o Ellypse tem um novo propulsor 1.2 dCi 16V a diesel com 100 cv de potência e 20,0 kgfm de torque máximo. Valores altos para um motor da sua cilindrada, especialmente no caso da potência. Segundo os técnicos da fábrica, o Renault Ellypse promete percorrer 30 km com um litro de combustível. Pequeno motor elétrico de 12 kw (16 cv) funciona como força extra, que é acionado em caso de necessidade e em situações especiais, e esta `mãozinha’ acaba sendo um dos itens responsáveis pelo baixo consumo.

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