Elegância e esportividade no novo Audi A3

O novo Audi A3 Sportback ganhou perfil ainda mais esportivo graças às novidades incorporadas ao design do modelo.

A versão 2009 que está nas concessionárias recebeu detalhes inovadores nos pára-choques
E na grade do radiador.

Luzes diurnas permanentes agora fazem parte do conjunto. E os modelos com faróis bi-xenônio incorporam lâmpadas de Leds na moldura.

Um automóvel de linhas elegantes que esbanja esportividade e tecnologia. Assim, depois de nossa avaliação, definimos o Audi A3 Sportback que proporciona ao motorista grande prazer de dirigir.

Destaque no segmento da classe dos compactos Premium, o carro impressiona pelas suas características de alto desempenho e modernidade.

Na versão 2009, foram mantidas tecnologias inovadoras, como a transmissão “S tronic” com dupla embreagem e a direção eletromecânica. Equipamentos opcionais como o Audi Parking System, na traseira, adicionam mais qualidades ao carro.

Externamente o visual do modelo 2009 se mostra mais atraente com mudanças feitas na carroçaria, que inclui lâmpadas Leds nos faróis dianteiros, novos espelhos retrovisores e novas lanternas traseiras.

Na lateral destacam-se os espelhos retrovisores com luzes indicativas de Leds de mudança de faixa. Novas maçanetas das portas e rodas mais atraentes completam as modificações laterais. Na traseira, destaque para o pára-choque e lanternas modificadas e bipartidas.

Detalhes em alumínio destacam a elegância esportiva no interior do veículo, onde a esportividade é reforçada pela baixa altura dos assentos, pelo alto e amplo console central e o generoso painel de instrumentos, que abriga inclusive computador de bordo.

O elevado padrão de acabamento impressiona pelo bom gosto e praticidade. Seu motor 2.0 TFSI, de 4 cilindros, desenvolve 200 cv de potência e torque máximo de 280Nm, entre 1.800 e 5.000 rotações.

O Audi A3 Sportback é o primeiro carro do mundo equipado com motor 2.0 turboalimentado e injeção direta de combustível da família TFSI, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou a sofisticada transmissão seqüencial “S tronic”, desenvolvida nas pistas de corrida.

No inicio de nossa avaliação, leve toque no acelerador foi o suficiente para nos mostrar o “brinquedinho” que tínhamos nas mãos. Impressionante. O velocímetro sobe de maneira acelerada, mas o ruído do motor é baixo neste processo. Em curvas deu para sentir que o A3 Sportback tem estabilidade como ponto forte.

Os freios com sistema antitravamento (ABS) param o carro com facilidade. E a dirigibilidade é uma das melhores características do novo modelo. O Audi A3 2009 é um carro que proporciona grande prazer ao dirigir. (BN)

Ficha técnica

Audi A3 “Sportback” 2.0 TFSI

Motor: dianteiro, transversal, DOHC, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo variável, turbo, a gasolina
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,5 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: manual de 6 marchas, DSG (Direct Shift Gearbox) com comando duplo eletro-hidráulico
Comprimento: 4,286 m
Largura:1,765 m
Altura: 1,423 m
Entre-eixo: 2,578 m
Porta-malas: 370 litros
Peso: 1.410 kg
Suspensão: tipo McPherson, com subframe de alumínio, barra estabilizadora tubular, track-stabilising steering roll radius, na dianteira, e four-link, com subframe e barra estabilizadora tubular, atrás
Freios: discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, com ABS, ESP, EBD e bloqueio eletrônico de diferencial BDL
Tanque: 35 litros
Preço: R$ 132.600,00 sem a correção do novo IPI

Voltar ao topo