Effa Motors produzirá vans de marca asiática

A importadora brasileira Effa Motors fechou um acordo de transferência tecnológica com a fabricante chinesa Hafei para produzir vans e picapes da marca asiática no país. De acordo com o portal Automotive Business, o montante que será investido e o local que receberá a linha de montagem ainda serão determinados. A empresa brasileira, que importa desde 2008 comerciais leves da Hafei e automóveis das também chinesas Chang e Lifan, já montou esses veículos em Manaus em 2010, mas a unidade no Amazonas foi desativada por problemas de logística e custos operacionais.

Uma das possibilidades é a reativação da linha de montagem em Manaus, que ficaria incumbida de montar, em esquema CKD com peças oriundas de outras fábricas e apenas montadas localmente , alguns modelos da gama de comerciais leves da marca. Em encontro com a comitiva de representantes chineses da Hafei, o grupo do empresário Eduardo Effa também discutiu novas estratégias para o crescimento da marca no Brasil. Uma nova linha de veículos comerciais da Hafei, que já está em fase final de desenvolvimento, pode ser lançada por aqui em 2013. De acordo com a empresa brasileira, a nova geração de veículos da marca chinesa está mais moderna e menos poluente.

Mercado

No ano passado, a Effa comercializou 11.297 veículos comerciais da Hafei no mercado brasileiro, incluindo picapes, vans e furgões. O número apresenta aumento de mais de 100% em relação ao volume emplacado em 2010, quando o grupo brasileiro somou 5.471 unidades da marca chinesa faturadas em território nacional. Para 2012, o objetivo da empresa é chegar a 12,5 mil veículos comerciais leves, com crescimento de cerca de 10%. O grupo Effa também cogita uma unidade industrial para produzir veículos da chinesa Lifan no Brasil.

Voltar ao topo