EcoSport, um utilitário de sucesso

ecosport01170108.jpgEm outubro do ano passado a Ford do Brasil reuniu jornalistas automotivos em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), para apresentar a versão 2008 de seu utilitário EcoSport, que passou por sua primeira reestilização no Brasil, desde que foi lançado em abril de 2004.

ecosport02170108.jpgA versão 2008 do utilitário montado em Camaçari (BA) tem como principal atrativo os faróis alongados. O jipinho da Ford continua cativando seus consumidores. Olhando de lado, o modelo praticamente nada mudou. Na dianteira, a grade do radiador passou a contar com design em ?H? e os faróis de neblina (disponíveis a partir do acabamento XLS) estão posicionados nas extremidades do pára-choque, que conta com novas entradas de ar.

ecosport03170108.jpgSuas lanternas traseiras ganharam formas mais salientes e o pára-choque conta com novas linhas. A montadora mudou o estilo da calota (versão XL) e das rodas de aço e de liga leve. Outro destaque do ?jipinho? da Ford são os novos pneus 205/65 que equipam as versões XLT, FreeStyle e 4WD. Internamente, novos detalhes.

ecosport04170108.jpgMudança mais significativa no painel de instrumentos deixou os grafismos parecidos com os utilizados na linha Focus. E os mostradores do combustível e de temperatura passaram a ser analógicos, deixando de ser digitais. Outra alteração foi na alavanca de câmbio, que passou a ter novo formato e cores diferenciadas.

ecosport05170108.jpgSeus bancos dianteiros ganharam novo formato. Os revestimentos das laterais das portas e dos bancos também são novos e se diferenciam de acordo com a versão de acabamento. Disponível em duas opções de câmbio e de motor, a Ford também manteve suas versões de acabamento XL, XLS, XLT, FreeStyle e 4WD (tração nas quatro rodas).

Atendendo a reclamações de proprietários de EcoSport em relação ao consumo de combustível e a demora nas retomadas no modelo equipado com o motor 1.6 l Flex, a Ford mexeu no escalonamento das marchas do câmbio manual. Segundo a montadora, as modificações reduziram o consumo em 3%, aliado ao aumento do tanque de combustível – que passou de 45 para 54 litros – deu à linha 2008 melhor autonomia.

ecosport06170108.jpgDurante a avaliação do Jornal do Automóvel, por cerca de 120 km entre a Praia de Suape e o centro histórico de Olinda, o modelo 1.6 Flex (105/111 cv) comportou-se bem. O jipinho ficou mais silencioso em função das novas forrações no painel, nas caixas de rodas e no porta-malas. Mas seu desempenho não mudou muito em comparação ao modelo 2007. Essa foi a primeira impressão que tivemos do EcoSport 2008 quando de sua apresentação. Mas futuramente realizaremos avaliação mais detalhada. Comenta-se que este o jipinho da Ford ganhará o motor 2.0 Flex. Enfim, o EcoSport 2008 agrada consumidores e é um sucesso de vendas. (BN)

Ficha técnica

Motor

1.6 l SOHC Rocam, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, bicombustível

Duratec 2.0 l, dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando duplo, 16 válvulas, gasolina.

Cilindrada

1.596 cm3 ? 1.999 cm3

Potência

105 cv (G) e 111 cv (A) a 5.250 rpm

143 a 6.000

Torque (kgfm)

14,7 (G) e 15,6 (A) a 4.250 rpm

19,1 a 4.250

Câmbio

Manual, de cinco marchas ou automático, de quatro velocidades

Suspensão

Dianteira: McPherson, independente, com braços inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar.

Molas helicoidais com compressor de carga lateral e amortecedores pressurizados com "stopper" hidráulico. Barra estabilizadora de 18 mm independente, com buchas antideslizantes. Traseira: Independente, tipo Multilink, com braços de controle e arrasto, molas helicoidais posicionadas sob assoalho, amortecedores pressurizados, barra estabilizadora e subestrutura para sustentar o diferencial traseiro

Freios

Dianteiros a disco e traseiros a tambor com regulagem automática

Dianteiro a disco e traseiro a tambor, com sistema antitravamento ABS

Preço

A partir de R$ 46.070,00

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