EcoSport Freestyle, um jipinho charmoso

ja811.jpgJipinho charmoso que tem agradado a motoristas (homens e mulheres) de todas as faixas etárias. Assim é o EcoSport, o utilitário esportivo da Ford que acelerou as vendas da montadora no País desde 2003, data de sua fabricação na planta de Camaçari, na Bahia.

O veículo é bom tanto dentro como fora de estrada, mesmo na versão 4×2. Recentemente a montadora lançou no mercado mais uma versão do jipinho. O EcoSport Freestyle, que segue a mesma linha da versão XLS, mas com destaque para montagem da bancada, que ganhou mais estilo. O charme e o prazer de dirigi-lo continuam o mesmo.

ja812.jpgA Ford oferece o EcoSport Freestyle com uma série de acessórios que o deixam com aspecto mais esportivo. A dianteira ganhou um quebra-mato, que a Ford prefere chamar de protetor de pára-choque. Com este detalhe, o jipe ficou com visual diferente do restante da linha, mais robusto. A frente ficou mais agressiva, porém requintada.

Por fora, a versão testada é quase idêntica aos modelos XL e XLS. Faróis arredondados e logo abaixo no saiote ficam situados os faróis de neblina. O pneu sobressalente é revestido com a capa personalizada onde se lê FreeStyle. Há diferença nos pára-choques.

ja813.jpgNo interior, o jipe da Ford se diferencia do restante da linha pela presença de revestimento com tecido diferenciado nos assentos. No banco dianteiro, a Ford introduziu logotipos "FreeStyle".

Entre os itens de série do modelo estão: sistema de som com toca CDs, ar-condicionado, trio elétrico, luz interna com temporizador, ajuste de direção, direção hidráulica, bancos traseiros dobráveis, vidros e travas elétricas, entre outros.

Há ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, montadas em pneus para uso misto, os mesmos disponíveis na versão 4WD do EcoSport. As rodas ligas-leves, aro 15, deram mais presença ao FreeStyle e não são disponibilizadas nas versões anteriores. No XLS, as rodas são de alumínio, enquanto na versão XL são de ferro revestidas por calota.

ja814.jpgO veículo conta também com adesivos "Freestyle" nas laterais e diversos detalhes pintados no tom cinza "London Gray", que contrastam com o restante do carro. A montadora norte-americana oferece o EcoSport Freestyle apenas em duas cores, preto Ebony e azul Ilhéus. Não é à toa que podemos avistar um grande número de mulheres dirigindo nos centros urbanos um EcoSport. (BN)

OLHO CLÍNICO

O EcoSport é o comercial leve mais vendido do Brasil e o maior sucesso da atual linha Ford. E a versão especial Freestyle foi lançada para atender o segmento dos jovens. Dirigir um EcoSport pode lhe dar uma sensação de liberdade, principalmente em estradas longas e bem asfaltadas. O motor bicombustível do jipinho chegou ao mercado sete meses depois do lançamento do Fiesta Flex.

ja821.jpgBaseado na versão 1.6 XLS do jipe, com motor bicombustível, o EcoSport Freestyle é agradável de dirigir. Praticamente não se ouve o barulho do motor funcionando, mesmo em alta rotação. O motor bicombustível do EcoSport Freestyle é o conhecido Rocam 1.6, com comando de válvula roletado. O propulsor gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool. O torque, que era de 14,2 kgfm, subiu para 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool), ambos a 4.250 rpm.

O carro tem autonomia de 350 quilômetros com ar-condicionado ligado, tanque cheio (45 litros) e numa marcha compreendida entre 90 a 110 quilômetros. A média é excelente para veículos da mesma categoria. Fora da estrada, o EcoSport Freestyle anda bem. Basta só baixar a calibragem dos pneus para 18 a 15 libras que ele enfrenta poças d’água, lama ou a areia da praia, sem problemas. Mas vale lembrar que a versão 4×2 é voltada para perímetros urbanos.

ja822.jpgO conforto do jipinho é outro detalhe que pode lhe surpreender. No Freestyle, os estofados combinam com a cor do veículo (o testado era azul), são macios a agradáveis. Até lhe dá a sensação de estar dirigindo uma camioneta.

São detalhes que a montadora soube diferenciar e tem atraído muitos clientes. A confiabilidade ao dirigi-lo tem sido fundamental no momento da escolha do próximo carro.

Com a robustez de um utilitário 4×4, o jipinho da Ford tem a elegância dos médios sedãs. Esses detalhes também conquistaram as mulheres, revertendo a imagem daquelas que acreditavam que picapes utilitárias, mesmo esportivas, são voltadas para homens. Elas têm descoberto na família EcoSport a maneira de fugir desse rótulo.

Um carro macio, confortável e prazeroso de dirigir. Assim é o Freestyle. Seu bagageiro com capacidade para 450 litros é suficiente para garantir espaço para malas e utensílios nas famílias de até cinco pessoas. A série especial Freestyle do EcoSport, poderá se tornar definitiva, segundo a Ford, caso seja bem aceita pelo público. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja823.jpgMotor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvula tubular acionado por corrente (Silent Chain).

Cilindrada: 1.596 cm3

Potência: 105 cv (gasolina) e 111 cv (álcool) a 5.250 rpm

Torque: 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool) a 4.250 rpm

Taxa de compressão: 12,3:1

Câmbio: manual, de cinco marchas

Comprimento: 4,23 m

Largura: 1,73 m

Altura: 1,62 m

Entreeixo: 2,49 m

Porta-malas: 296 a 712 LITROS

Peso: 1.200 kg

Tanque: 45 litros

Voltar ao topo